Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

REFLEXÕES DA VIVÊNCIA DE EX-BOLSISTAS DO PIBID NO CONTEXTO REMOTO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 90173
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 3594
    "inscrito_id" => 13770
    "titulo" => "REFLEXÕES DA VIVÊNCIA DE EX-BOLSISTAS DO PIBID NO CONTEXTO REMOTO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é um programa governamental que concede bolsas a alunos matriculados na primeira metade dos cursos de Licenciatura em instituições de nível superior, públicas e particulares, do Brasil. O PIBID é uma das ações integrantes da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação, prevista na Lei nº 11.502, de julho de 2007, que designa à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) responsabilidade na formação de professores do ensino básico visando assegurar uma formação de qualidade tanto para aqueles que se encontram em cursos de formação inicial quanto para aqueles que já estão atuando. Visando investigar as reflexões de dois ex-bolsistas do Subprojeto Pedagogia da Universidade do Estado de Minas Gerais, unidade de Poços de Caldas, este trabalho contempla um relato de experiência que buscou descrever como ambos vivenciaram e realizaram as atividades, enquanto bolsistas, durante o ensino remoto. Conclui-se que, mesmo com as limitações de contato físico e adequações na estrutura e dinâmica das atividades, impostas pela pandemia, a participação no Subprojeto contribuiu para a formação inicial docente ao possibilitar que vivenciassem o cotidiano dos professores e das escolas de maneira mais próxima, além de se inteirarem do planejamento e das práticas pedagógicas, contribuindo com a elaboração de materiais didáticos de apoio ao processo de ensino e aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID13770_TB3594_10082022235138.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRUNA GABRIELLE DE FREITAS FRANCISCO"
    "autor_nome_curto" => "BRUNA"
    "autor_email" => "brunafreitas.francisco@gm"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 90173
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 3594
    "inscrito_id" => 13770
    "titulo" => "REFLEXÕES DA VIVÊNCIA DE EX-BOLSISTAS DO PIBID NO CONTEXTO REMOTO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é um programa governamental que concede bolsas a alunos matriculados na primeira metade dos cursos de Licenciatura em instituições de nível superior, públicas e particulares, do Brasil. O PIBID é uma das ações integrantes da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação, prevista na Lei nº 11.502, de julho de 2007, que designa à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) responsabilidade na formação de professores do ensino básico visando assegurar uma formação de qualidade tanto para aqueles que se encontram em cursos de formação inicial quanto para aqueles que já estão atuando. Visando investigar as reflexões de dois ex-bolsistas do Subprojeto Pedagogia da Universidade do Estado de Minas Gerais, unidade de Poços de Caldas, este trabalho contempla um relato de experiência que buscou descrever como ambos vivenciaram e realizaram as atividades, enquanto bolsistas, durante o ensino remoto. Conclui-se que, mesmo com as limitações de contato físico e adequações na estrutura e dinâmica das atividades, impostas pela pandemia, a participação no Subprojeto contribuiu para a formação inicial docente ao possibilitar que vivenciassem o cotidiano dos professores e das escolas de maneira mais próxima, além de se inteirarem do planejamento e das práticas pedagógicas, contribuindo com a elaboração de materiais didáticos de apoio ao processo de ensino e aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID13770_TB3594_10082022235138.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRUNA GABRIELLE DE FREITAS FRANCISCO"
    "autor_nome_curto" => "BRUNA"
    "autor_email" => "brunafreitas.francisco@gm"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é um programa governamental que concede bolsas a alunos matriculados na primeira metade dos cursos de Licenciatura em instituições de nível superior, públicas e particulares, do Brasil. O PIBID é uma das ações integrantes da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação, prevista na Lei nº 11.502, de julho de 2007, que designa à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) responsabilidade na formação de professores do ensino básico visando assegurar uma formação de qualidade tanto para aqueles que se encontram em cursos de formação inicial quanto para aqueles que já estão atuando. Visando investigar as reflexões de dois ex-bolsistas do Subprojeto Pedagogia da Universidade do Estado de Minas Gerais, unidade de Poços de Caldas, este trabalho contempla um relato de experiência que buscou descrever como ambos vivenciaram e realizaram as atividades, enquanto bolsistas, durante o ensino remoto. Conclui-se que, mesmo com as limitações de contato físico e adequações na estrutura e dinâmica das atividades, impostas pela pandemia, a participação no Subprojeto contribuiu para a formação inicial docente ao possibilitar que vivenciassem o cotidiano dos professores e das escolas de maneira mais próxima, além de se inteirarem do planejamento e das práticas pedagógicas, contribuindo com a elaboração de materiais didáticos de apoio ao processo de ensino e aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.