O processo de formação de professores no contexto educacional contemporâneo, na qual o ensino remoto instituído devido a pandemia da COVID-19 propôs diversas modificações no cenário educacional, precisou também sofrer modificações para que os professores-cursistas pudessem imergir nesse contexto diferenciado e aplicar em sala de aula, artefatos e estratégias que pudessem ser aproveitados nesse contexto educacional atípico. Neste sentido, este artigo tem como objetivo compartilhar alguns artefatos e estratégias educacionais com o uso das tecnologias digitais realizados com professores-cursistas do Curso de Especialização em Ensino de Ciências na Bahia e Sergipe, por meio de uma oficina realizada durante um Seminário de Compartilhamento de Práticas, realizadas em maio de 2022. A metodologia é baseada na pesquisa narrativa trazendo os elementos da conversação como bricolagem metodológica do ensino investigativos enriquecido com as ferramentas digitais. Os resultados apontam um contentamento dos professores bem como os usos dos artefatos e estratégias realizadas como fontes inspiradoras para compor alguns itens do Trabalho de Conclusão do Curso elaborado pelos cursistas, segundo narrativas apresentadas. Como instrumento de análise dos dados também utilizamos formulários e as interações e produtos realizados e co-construídos durante a oficina. Concluímos que apesar de muitos enfrentamentos ao uso das tecnologias digitais, foi muito importante incluir o uso destas no curso de especialização promovendo uma atualização dos professores nesta temática.