A utilização de ferramentas multimídias no processo de ensino e aprendizagem é uma ação preconizada há muito tempo pelos documentos que norteiam a educação. Ainda assim, foi durante o período de ensino remoto que o uso de softwares e aplicativos educacionais foi consolidado na lista de tarefas pedagógicas realizadas cotidianamente pelos professores. Nesse contexto, para garantir a continuidade das ações que promovem o acesso dos estudantes à aprendizagem, o Governo do Estado do Ceará publicou a Lei nº 17.347, de 11 de dezembro de 2020, que autoriza a Secretaria Estadual de Educação-SEDUC a entregar tablets para os estudantes da rede pública estadual. O presente artigo descreve a utilização desses dispositivos nas aulas presenciais de Física, visando o desenvolvimento da autonomia dos discentes no processo de aquisição do conhecimento, através da manipulação das simulações interativas PhET. O público alvo da ação descrita neste trabalho foi alunos de 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio de duas Escolas da Rede Estadual. Durante as aulas, os estudantes foram convidados a explorar diversas simulações relacionadas a assuntos que já haviam sido abordados pelo professor em aulas anteriores. Desse modo, todos tiveram a oportunidade de realizar experimentos virtuais, compreender melhor o conteúdo, ratificar algumas leis físicas e descobrir novos conceitos. A utilização dos tablets educacionais nas aulas de Física colaborou para o envolvimento dos discentes nas aulas, tornando o momento mais prazeroso, dinâmico e propício à aprendizagem.