O ensino de ciências, de forma geral, demanda uma constante contextualização dos conceitos abordados em sala de aula. No ensino fundamental, a busca por retirar os conteúdos do espaço abstrato e tornar cada vez mais concretos aos olhos dos jovens discentes enfrenta empecilhos, tal qual a falta de recursos e pouca disponibilidade de tempo para construção de materiais didáticos pelos docentes. Dessa forma, estar sintonizado com os interesses do alunado podem facilitar a construção de associações significativas de aprendizado, estimulando o vínculo de um novo conhecimento, com aquele já presente no cognitivo do aluno. Nessa perspectiva, os recursos audiovisuais como desenhos, filmes e séries animadas demonstram seu potencial, enquanto material passível de estimulação da comparação entre o conceito abstrato e a assimilação concreta do assunto. Diante disso, buscou-se verificar a compreensão sobre o Princípio da Incerteza de Heisenberg no Ensino Fundamental, utilizando um recorte do anime Naruto Shippuden. Neste estudo, adotou-se uma abordagem metodológica com enfoque qualitativo, recorrendo ao uso de questionário aplicado a alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola privada localizada em Vitória de Santo Antão - PE. Para a análise de dados utilizou-se as recomendações de Bardin (1977), que nos diz que a verificação é realizada em três polos, constituídas pela pré-análise, fase de exploração do material e por último, a fase de interpretação e tratamento dos resultados também conhecida como fase de codificação. A partir da metodologia trabalhada, observou-se um aumento no interesse e na participação por parte dos discentes sobre o conteúdo abordado. Também se verificou um bom entendimento do fenômeno trabalhado, indo além da assimilação teórica do conceito.