Este estudo tem como objetivo principal analisar os benefícios e a complexidade que a Educação Física Escolar pode oferecer, e até que ponto e de que forma ela contribui na formação do indivíduo. Visa discutir sobre como ocorre as práticas e metodologias na aplicação de conteúdos e atividades para os alunos e como o professor pode auxiliar na transformação dos modelos de ensino por meio de sua autonomia. Esta pesquisa consiste em um estudo bibliográfico realizado no interesse em se discutir acerca da importância da formação inicial do indivíduo, particularmente, no âmbito da educação física. A educação física não é apenas sobre práticas corporais e exercícios, é preciso atentar-se que ela pode fazer com que os alunos entendam os significados e sentidos da socialização, do movimento físico, emocional, social e dentre outros aspectos que são importantes para a formação do ser humano. Para embasamento teórico utilizamos: Rodrigues (2013), Brasil (2001), Sousa e Júnior (2010), Araújo e Sousa (2019), Freire (1996), dentre outros. Destacamos ao longo da pesquisa, não somente a importância de uma disciplina na sala de aula, mas discutimos acerca de como o educador físico escolar pode beneficiar no desenvolvimento integral de cada indivíduo em formação. Este profissional não deve apenas repassar conteúdo ou práticas corporais por obrigação e/ou cumprimento de aulas, mas sim analisar cada perspectiva de conhecimento e apresentar de maneira que agregue a formação de cada sujeito e principalmente respeitando suas individualidades.