Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MENINA CIÊNCIA – CIÊNCIA MENINA: DESAFIOS E AMPLIAÇÃO DA REPRESENTATIVIDADE FEMININA NA ÁREA STEM

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Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Muito se tem discutido sobre a falta de representatividade feminina nas ciências, principalmente no que diz respeito à sua atuação profissional na área STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, da sigla em inglês), cuja preferência é do público masculino. No entanto, as influências que possam estar relacionadas a estas escolhas são ainda pouco compreendidas. É por esse motivo que projetos tais como o Menina Ciência - Ciência Menina( MCCM) da UFABC têm proporcionado incentivo para que meninas do Ensino Fundamental II aproximem-se dessa área, com o propósito de minimizar o paradigma de gênero nela existente. Segundo o Relatório Global de Desigualdade de Gênero nas Ciências, do Fórum Econômico Mundial, no ritmo atual de mudanças, levará quase um século para alcançar a paridade, uma linha do tempo que simplesmente não podemos aceitar no atual mundo globalizado. Em consonância a estes aspectos, com enfoque qualitativo de análise, a presente pesquisa busca investigar e analisar como a representatividade feminina nestas propostas, em especial o projeto de extensão MCCM, edição 2021 on-line, pode influenciar na humanização da figura do cientista e aproximar as meninas das ciências. Ao todo, 150 meninas participaram do curso nesta terceira edição, mas nesta pesquisa apenas 17 foram entrevistadas após sete meses decorrentes do encerramento do curso. Por meio de análise de conteúdo, foram encontradas 6 categorias; impactos do curso; imagem de cientista; influência dos pais; aspectos profissionais; gênero; concepções de ciência. Os resultados apontam para a conscientização dos sujeitos participantes acerca da relevância da atuação das mulheres no mundo científico, considerando a representatividade deste gênero oferecida pelo curso, através das cientistas palestrantes, monitoras e equipe organizadora, além da relevância do apoio dos pais neste processo. Ao considerarmos esses resultados, propostas como as do MCCM devem ser consideradas como potencialmente positivas para ampliar futuramente o número de mulheres na área STEM

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