As aulas remotas trouxeram consigo grandes desafios para a educação, mas também, possibilitou repensar a sala de aula. Ficou nítido que os alunos podem e devem aprender em diferentes ambientes fora da sala de aula e mais do que isso, que o uso das tecnologias digitais são grandes aliadas no processo de ensino e aprendizagem. Nessa perspectiva, o presente trabalho tem como objetivo relatar as experiências de inovação e tecnologia, nos trabalhos remotos, ano 2021, direcionados pela Secretaria Municipal de Santa Luzia do Pará, por meio da coordenação pedagógica do setor de Inovação e Tecnologias Educacionais, no município, com o projeto: “Trilhas de Aprendizagem” e consequentemente a implementação do Qr code, no material didático. O trabalho terá como base teórica as contribuições principalmente de Bacich, Tanzi Neto e Trevisani (2015), Moran (2018) e Freire (1996). O material foi pensado de forma mais dinâmico e inovador. Dando assim, um “ponta pé” nas iniciativas de inovação e tecnologia para o material impresso, no ensino remoto. Partindo do princípio que a inovação pode começar em pequena escala, em uma área que não comprometa a instituição como um todo (MORAN, 2018. Nesse viés, foi pensado a implementação do Qr code, no “Trilhas de Aprendizagem” e organizado para que obedecesse aos critérios pré-estabelecidos pela Secretaria de Educação Municipal: Ter finalidade pedagógica, organização personalizada de acordo com cada realidade, inovador e dinâmico. É importante destacar que as tecnologias facilitam e incidem de forma colaborativa na aprendizagem dos alunos. Com isso, a educação se horizontaliza e se expressa em múltiplas interações grupais e personalizadas (MORAN,2018), além de fomentar uma aprendizagem ativa e autônoma dos alunos. Aprendizagem ativa proporciona aos alunos autonomia e consequentemente aprendizagem mais eficaz, como destaca Freire (1996), Piaget (2006), Vygotsky (1998) e diversos outros autores que debatem a temática. O Qr code, por sua vez, torna o material em questão mais dinâmico e interativo, pois possibilita que possa ser inserido materiais complementares aos objetivos de aprendizagem exigidos no caderno impresso, tais como: vídeos aulas, músicas, textos complementares, e entre outros materiais. A iniciativa de implementar o Qr code na material parte do princípio que bons materiais (interessantes e estimulantes, impressos e digitais) são fundamentais para o sucesso da aprendizagem (BACICH e MORAN, 2018). É importante destacar também que a implementação do Qr code no material didático foi acompanhado de formações continuadas em serviço para os docentes da rede municipal, bem como todo suporte pedagógico (orientação, sugestões e acompanhamento na produção do material didático). Foi promovido por iniciativa do departamento de Inovação e Tecnologias Educacionais, coordenação pedagógica vinculada à Secretaria Municipal de Educação de Santa Luzia do Pará, onde está a frente o professor Paulo Tarcísio Moura de Almeida, oficinas de como implementar o Qr code no material didático de acordo com a realidade dos alunos. Com isso, evidenciou-se que as tecnologias digitais são importantes também para personalizar o processo de aprendizagem, para a elaboração de roteiros individuais, que os alunos podem acessar e estudar no seu ritmo. Essa flexibilidade permite que cada aluno possa progredir de acordo com sua capacidade, ritmo e situação e possa fazer sua avaliação quando se sentir pronto, segundo MORAN (2018).