SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS, NORTEADAS POR METODOLOGIAS ATIVAS, PARTICIPATIVAS E POR TECNOLOGIAS DIGITAIS, OBJETIVANDO A APRENDIZAGEM E O LETRAMENTO EMPREENDEDOR
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 88101 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 205 "inscrito_id" => 11515 "titulo" => "SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS, NORTEADAS POR METODOLOGIAS ATIVAS, PARTICIPATIVAS E POR TECNOLOGIAS DIGITAIS, OBJETIVANDO A APRENDIZAGEM E O LETRAMENTO EMPREENDEDOR" "resumo" => "O presente estudo problematiza como o ensino, norteado por metodologias ativas e participativas e tecnologias digitais promove uma aprendizagem com significado na área das Ciências, considerando a aprendizagem e o letramento empreendedor. As Metodologias Ativas motivam os estudantes e são significativas para eles; fazem com que os mesmos estejam ativos e reflexivos; requerem colaboração mútua entre os estudantes; facilitam o desenvolvimento de competências e habilidades cognitivas superiores; além de estarem claramente ligadas ao conhecimento da realidade dos estudantes. Considerando a evolução desse conceito, há as metodologias participativas, problematizadoras e colaborativas que potencializam estratégias promovendo as relações interpessoais dialógicas e principalmente buscando a participação dos estudantes de forma colaborativa. No que concerne às tecnologias digitais, estas trazem diferentes problemáticas para a sala de aula, buscando transformar os contextos de ensino com a incorporação de tecnologias diversificadas. O presente estudo apresenta abordagem qualitativa, descritiva e de campo. Estão sendo realizadas observações, entrevistas, aplicação de questionários. Além da análise de produções dos estudantes e professores, como o portfólio reflexivo e diário de bordo, filmagens, fotografias e desenhos produzidos pelos estudantes. O público-alvo são estudantes e professores da Educação Básica de instituições de ensino da região do Vale do Taquari/RS/Brasil. Esperamos contribuir para a prática pedagógica de professores aproximando a teoria da pedagogia empreendedora dos jovens, estimulando-os para o desenvolvimento de seu protagonismo, criatividade e capacidade de inovação, bem como na busca de oportunidades e no desenvolvimento de atitudes empreendedoras na vida pessoal e profissional." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD4_ID11515_TB205_05102022111514.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDREIA APARECIDA GUIMARÃES STROHSCHOEN" "autor_nome_curto" => "ANDREIA" "autor_email" => "aaguim@univates.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 88101 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 205 "inscrito_id" => 11515 "titulo" => "SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS, NORTEADAS POR METODOLOGIAS ATIVAS, PARTICIPATIVAS E POR TECNOLOGIAS DIGITAIS, OBJETIVANDO A APRENDIZAGEM E O LETRAMENTO EMPREENDEDOR" "resumo" => "O presente estudo problematiza como o ensino, norteado por metodologias ativas e participativas e tecnologias digitais promove uma aprendizagem com significado na área das Ciências, considerando a aprendizagem e o letramento empreendedor. As Metodologias Ativas motivam os estudantes e são significativas para eles; fazem com que os mesmos estejam ativos e reflexivos; requerem colaboração mútua entre os estudantes; facilitam o desenvolvimento de competências e habilidades cognitivas superiores; além de estarem claramente ligadas ao conhecimento da realidade dos estudantes. Considerando a evolução desse conceito, há as metodologias participativas, problematizadoras e colaborativas que potencializam estratégias promovendo as relações interpessoais dialógicas e principalmente buscando a participação dos estudantes de forma colaborativa. No que concerne às tecnologias digitais, estas trazem diferentes problemáticas para a sala de aula, buscando transformar os contextos de ensino com a incorporação de tecnologias diversificadas. O presente estudo apresenta abordagem qualitativa, descritiva e de campo. Estão sendo realizadas observações, entrevistas, aplicação de questionários. Além da análise de produções dos estudantes e professores, como o portfólio reflexivo e diário de bordo, filmagens, fotografias e desenhos produzidos pelos estudantes. O público-alvo são estudantes e professores da Educação Básica de instituições de ensino da região do Vale do Taquari/RS/Brasil. Esperamos contribuir para a prática pedagógica de professores aproximando a teoria da pedagogia empreendedora dos jovens, estimulando-os para o desenvolvimento de seu protagonismo, criatividade e capacidade de inovação, bem como na busca de oportunidades e no desenvolvimento de atitudes empreendedoras na vida pessoal e profissional." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD4_ID11515_TB205_05102022111514.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDREIA APARECIDA GUIMARÃES STROHSCHOEN" "autor_nome_curto" => "ANDREIA" "autor_email" => "aaguim@univates.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }