Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS, NORTEADAS POR METODOLOGIAS ATIVAS, PARTICIPATIVAS E POR TECNOLOGIAS DIGITAIS, OBJETIVANDO A APRENDIZAGEM E O LETRAMENTO EMPREENDEDOR

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 88101
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 205
    "inscrito_id" => 11515
    "titulo" => "SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS, NORTEADAS POR METODOLOGIAS ATIVAS, PARTICIPATIVAS E POR TECNOLOGIAS DIGITAIS, OBJETIVANDO A APRENDIZAGEM E O LETRAMENTO EMPREENDEDOR"
    "resumo" => "O presente estudo problematiza como o ensino, norteado por metodologias ativas e participativas e tecnologias digitais promove uma aprendizagem com significado na área das Ciências, considerando a aprendizagem e o letramento empreendedor. As Metodologias Ativas motivam os estudantes e são significativas para eles; fazem com que os mesmos estejam ativos e reflexivos; requerem colaboração mútua entre os estudantes; facilitam o desenvolvimento de competências e habilidades cognitivas superiores; além de estarem claramente ligadas ao conhecimento da realidade dos estudantes. Considerando a evolução desse conceito, há as metodologias participativas, problematizadoras e colaborativas que potencializam estratégias promovendo as relações interpessoais dialógicas e principalmente buscando a participação dos estudantes de forma colaborativa. No que concerne às tecnologias digitais, estas trazem diferentes problemáticas para a sala de aula, buscando transformar os contextos de ensino com a incorporação de tecnologias diversificadas. O presente estudo apresenta abordagem qualitativa, descritiva e de campo. Estão sendo realizadas observações, entrevistas, aplicação de questionários. Além da análise de produções dos estudantes e professores, como o portfólio reflexivo e diário de bordo, filmagens, fotografias e desenhos produzidos pelos estudantes. O público-alvo são estudantes e professores da Educação Básica de instituições de ensino da região do Vale do Taquari/RS/Brasil. Esperamos contribuir para a prática pedagógica de professores aproximando a teoria da pedagogia empreendedora dos jovens, estimulando-os para o desenvolvimento de seu protagonismo, criatividade e capacidade de inovação, bem como na busca de oportunidades e no desenvolvimento de atitudes empreendedoras na vida pessoal e profissional."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD4_ID11515_TB205_05102022111514.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDREIA APARECIDA GUIMARÃES STROHSCHOEN"
    "autor_nome_curto" => "ANDREIA"
    "autor_email" => "aaguim@univates.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 88101
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 205
    "inscrito_id" => 11515
    "titulo" => "SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS, NORTEADAS POR METODOLOGIAS ATIVAS, PARTICIPATIVAS E POR TECNOLOGIAS DIGITAIS, OBJETIVANDO A APRENDIZAGEM E O LETRAMENTO EMPREENDEDOR"
    "resumo" => "O presente estudo problematiza como o ensino, norteado por metodologias ativas e participativas e tecnologias digitais promove uma aprendizagem com significado na área das Ciências, considerando a aprendizagem e o letramento empreendedor. As Metodologias Ativas motivam os estudantes e são significativas para eles; fazem com que os mesmos estejam ativos e reflexivos; requerem colaboração mútua entre os estudantes; facilitam o desenvolvimento de competências e habilidades cognitivas superiores; além de estarem claramente ligadas ao conhecimento da realidade dos estudantes. Considerando a evolução desse conceito, há as metodologias participativas, problematizadoras e colaborativas que potencializam estratégias promovendo as relações interpessoais dialógicas e principalmente buscando a participação dos estudantes de forma colaborativa. No que concerne às tecnologias digitais, estas trazem diferentes problemáticas para a sala de aula, buscando transformar os contextos de ensino com a incorporação de tecnologias diversificadas. O presente estudo apresenta abordagem qualitativa, descritiva e de campo. Estão sendo realizadas observações, entrevistas, aplicação de questionários. Além da análise de produções dos estudantes e professores, como o portfólio reflexivo e diário de bordo, filmagens, fotografias e desenhos produzidos pelos estudantes. O público-alvo são estudantes e professores da Educação Básica de instituições de ensino da região do Vale do Taquari/RS/Brasil. Esperamos contribuir para a prática pedagógica de professores aproximando a teoria da pedagogia empreendedora dos jovens, estimulando-os para o desenvolvimento de seu protagonismo, criatividade e capacidade de inovação, bem como na busca de oportunidades e no desenvolvimento de atitudes empreendedoras na vida pessoal e profissional."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD4_ID11515_TB205_05102022111514.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDREIA APARECIDA GUIMARÃES STROHSCHOEN"
    "autor_nome_curto" => "ANDREIA"
    "autor_email" => "aaguim@univates.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

O presente estudo problematiza como o ensino, norteado por metodologias ativas e participativas e tecnologias digitais promove uma aprendizagem com significado na área das Ciências, considerando a aprendizagem e o letramento empreendedor. As Metodologias Ativas motivam os estudantes e são significativas para eles; fazem com que os mesmos estejam ativos e reflexivos; requerem colaboração mútua entre os estudantes; facilitam o desenvolvimento de competências e habilidades cognitivas superiores; além de estarem claramente ligadas ao conhecimento da realidade dos estudantes. Considerando a evolução desse conceito, há as metodologias participativas, problematizadoras e colaborativas que potencializam estratégias promovendo as relações interpessoais dialógicas e principalmente buscando a participação dos estudantes de forma colaborativa. No que concerne às tecnologias digitais, estas trazem diferentes problemáticas para a sala de aula, buscando transformar os contextos de ensino com a incorporação de tecnologias diversificadas. O presente estudo apresenta abordagem qualitativa, descritiva e de campo. Estão sendo realizadas observações, entrevistas, aplicação de questionários. Além da análise de produções dos estudantes e professores, como o portfólio reflexivo e diário de bordo, filmagens, fotografias e desenhos produzidos pelos estudantes. O público-alvo são estudantes e professores da Educação Básica de instituições de ensino da região do Vale do Taquari/RS/Brasil. Esperamos contribuir para a prática pedagógica de professores aproximando a teoria da pedagogia empreendedora dos jovens, estimulando-os para o desenvolvimento de seu protagonismo, criatividade e capacidade de inovação, bem como na busca de oportunidades e no desenvolvimento de atitudes empreendedoras na vida pessoal e profissional.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.