O presente estudo problematiza como o ensino, norteado por metodologias ativas e participativas e tecnologias digitais promove uma aprendizagem com significado na área das Ciências, considerando a aprendizagem e o letramento empreendedor. As Metodologias Ativas motivam os estudantes e são significativas para eles; fazem com que os mesmos estejam ativos e reflexivos; requerem colaboração mútua entre os estudantes; facilitam o desenvolvimento de competências e habilidades cognitivas superiores; além de estarem claramente ligadas ao conhecimento da realidade dos estudantes. Considerando a evolução desse conceito, há as metodologias participativas, problematizadoras e colaborativas que potencializam estratégias promovendo as relações interpessoais dialógicas e principalmente buscando a participação dos estudantes de forma colaborativa. No que concerne às tecnologias digitais, estas trazem diferentes problemáticas para a sala de aula, buscando transformar os contextos de ensino com a incorporação de tecnologias diversificadas. O presente estudo apresenta abordagem qualitativa, descritiva e de campo. Estão sendo realizadas observações, entrevistas, aplicação de questionários. Além da análise de produções dos estudantes e professores, como o portfólio reflexivo e diário de bordo, filmagens, fotografias e desenhos produzidos pelos estudantes. O público-alvo são estudantes e professores da Educação Básica de instituições de ensino da região do Vale do Taquari/RS/Brasil. Esperamos contribuir para a prática pedagógica de professores aproximando a teoria da pedagogia empreendedora dos jovens, estimulando-os para o desenvolvimento de seu protagonismo, criatividade e capacidade de inovação, bem como na busca de oportunidades e no desenvolvimento de atitudes empreendedoras na vida pessoal e profissional.