A BNCCEM E OS DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: debates necessários
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89970 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3342 "inscrito_id" => 14407 "titulo" => "A BNCCEM E OS DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: debates necessários" "resumo" => """ A formação de professores vem sendo alvo de grandes debates nos últimos anos e voltou ao centro das\r\n preocupações políticas educacionais e sociais. Este artigo tem como objetivo problematizar e refletir sobre os\r\n desafios que a Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio (BNCCEM) apresenta a formação dos\r\n professores. Entendemos que é urgente e necessário refletir sobre a formação de professores, para que estejam\r\n cientes do seu papel na sociedade, na formação de sujeitos emancipados que terão a possibilidade de transformar\r\n sua realidade. Nesse sentido, questionamos: Qual o perfil de professor a Base Nacional Comum Curricular do\r\n Ensino Médio direciona? Partindo da ideia de que essa política orienta para a normatização e regulação curricular\r\n a fim de atender às políticas de avaliação externa. Sob o ponto de vista da metodologia, adotamos os pressupostos\r\n da pesquisa qualitativa e utilizamos como instrumento a análise documental. Ressaltamos que a BNCCEM não é\r\n uma política educacional que se concretizem os direitos e os objetivos de aprendizagem e de desenvolvimento,\r\n como recomendam a Constituição Federal (1988) e o PNE (2014-2024), ao contrário, a BNCCEM não assegura\r\n uma discussão de diversidade, de inclusão, de respeito à diversidade cultural e racial, muito menos, a valorização\r\n artística, rompendo com todas essas questões que vinham conquistando seus espaços em governos anteriores. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => "BNCCEM; Políticas educacionais; Formação inicial de professores" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID14407_TB3342_05122022092755.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => "2023-03-02 10:53:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADRIEGE MATIAS RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "ADRIEGE MATIAS" "autor_email" => "adriegerodrigues@gmail.co" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89970 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3342 "inscrito_id" => 14407 "titulo" => "A BNCCEM E OS DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: debates necessários" "resumo" => """ A formação de professores vem sendo alvo de grandes debates nos últimos anos e voltou ao centro das\r\n preocupações políticas educacionais e sociais. Este artigo tem como objetivo problematizar e refletir sobre os\r\n desafios que a Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio (BNCCEM) apresenta a formação dos\r\n professores. Entendemos que é urgente e necessário refletir sobre a formação de professores, para que estejam\r\n cientes do seu papel na sociedade, na formação de sujeitos emancipados que terão a possibilidade de transformar\r\n sua realidade. Nesse sentido, questionamos: Qual o perfil de professor a Base Nacional Comum Curricular do\r\n Ensino Médio direciona? Partindo da ideia de que essa política orienta para a normatização e regulação curricular\r\n a fim de atender às políticas de avaliação externa. Sob o ponto de vista da metodologia, adotamos os pressupostos\r\n da pesquisa qualitativa e utilizamos como instrumento a análise documental. Ressaltamos que a BNCCEM não é\r\n uma política educacional que se concretizem os direitos e os objetivos de aprendizagem e de desenvolvimento,\r\n como recomendam a Constituição Federal (1988) e o PNE (2014-2024), ao contrário, a BNCCEM não assegura\r\n uma discussão de diversidade, de inclusão, de respeito à diversidade cultural e racial, muito menos, a valorização\r\n artística, rompendo com todas essas questões que vinham conquistando seus espaços em governos anteriores. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => "BNCCEM; Políticas educacionais; Formação inicial de professores" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID14407_TB3342_05122022092755.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => "2023-03-02 10:53:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADRIEGE MATIAS RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "ADRIEGE MATIAS" "autor_email" => "adriegerodrigues@gmail.co" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }