O homem há décadas vem transformando o espaço natural, e contribuindo para os diferentes impactos ambientais, como: desmatamento, poluição do ar, do solo, da água, entre outros. Dentro dessa perspectiva, comportamentos ambientalmente corretos devem ser assimilados desde cedo pelas crianças e devem fazer parte do seu dia a dia quando passam a conviver no ambiente escolar. E nesse sentido que a pesquisa objetiva apresentar uma proposta pedagógica utilizando a baixa bacia do rio Cacau-MA como recorte espacial nas aulas de geografia do ensino fundamental aliado ao que propõe a unidade temática da BNCC: Natureza, ambientes e qualidade de vida, promovendo a compreensão dos problemas socioambientais em suas múltiplas dimensões considerando o ambiente como o conjunto das inter-relações que se estabelecem entre o mundo natural e o mundo social, mediado por saberes locais e científicos promovendo uma educação ambiental. A implementação do recorte espacial da baixa bacia na sala de aula intervém de forma significativa para o interesse dos mesmos, se configura como uma forma dinâmica de representar a realidade enfrentada por muitos estudantes, que logo com a época de cheia do rio sofrem com a entrada da água em suas casas. Nesse viés o aluno entende que ações rotineiras como depósito irregular de lixo no leito do rio, ausência de saneamento básico, ocupação e a retirada da mata ciliar em razão das construções corroboram para que se intensifique esses processos.