O LUGAR DAS REDES SOCIAIS NAS DISCUSSÕES DE GEOPOLÍTICA NO IFBA CAMPUS VALENÇA
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 90497 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4152 "inscrito_id" => 7602 "titulo" => "O LUGAR DAS REDES SOCIAIS NAS DISCUSSÕES DE GEOPOLÍTICA NO IFBA CAMPUS VALENÇA" "resumo" => "O distanciamento social imposto pela pandemia da COVID-19, dentre outras questões, colocou em evidência o uso das redes sociais como aporte de lazer e também de informação para muitas pessoas em suas diferentes idades. A conexão com a internet através dos smartphones, fosse via wi-fi ou dados móveis, permitiu o acesso rápido e em qualquer lugar para interação social, informações, construção do conhecimento, compartilhamento das informações, bem como discussões propostas em comentários online que poderiam ser replicados. Cabe ressaltar que a utilização das redes sociais teve um grande crescimento como espaço para instituições públicas, profissionais liberais, canais jornalísticos e profissionais ligados à educação, todos com páginas ou domínios que divulgam conteúdos relacionados à sua área, empreendimento ou veiculação de notícias. O espaço das redes sociais tornou-se um campo de amplas possibilidades e repleto de canais informativos, acessíveis e facilmente compartilháveis, visto que a discussão da geopolítica é, por vezes, distante do contexto cotidiano vivenciado pelos estudantes. Diante disso, o texto busca ratificar a presença e, consequentemente, a viabilidade de integrar o uso das redes sociais como espaços virtuais na difusão de conteúdo. Assim, a construção textual apresenta a narrativa de experiências com turmas e a percepção de estudantes concluintes do Ensino Médio Integrado no Instituto Federal de Educação da Bahia, campus Valença, na disciplina de Geografia, embasadas em referenciais teóricos que versam sobre o ensino em suas múltiplas vertentes, e a presença das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), no processo formativo. Como desfecho, tem-se a visão que a discussão de conteúdos da geopolítica ancorada no viés tecnológico como das redes sociais, dinamizam e mantém e o corpo estudantil informados das questões atreladas à disciplina, em um ambiente dominados pelos jovens, possibilitando a interação e o processo de construção colaborativa do conhecimento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID7602_TB4152_07092022065914.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSANGELA PATRICIA DE SOUSA MOREIRA" "autor_nome_curto" => "PATRICIA MOREIRA" "autor_email" => "patriciamoreira@ifba.edu." "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA - IFBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 90497 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4152 "inscrito_id" => 7602 "titulo" => "O LUGAR DAS REDES SOCIAIS NAS DISCUSSÕES DE GEOPOLÍTICA NO IFBA CAMPUS VALENÇA" "resumo" => "O distanciamento social imposto pela pandemia da COVID-19, dentre outras questões, colocou em evidência o uso das redes sociais como aporte de lazer e também de informação para muitas pessoas em suas diferentes idades. A conexão com a internet através dos smartphones, fosse via wi-fi ou dados móveis, permitiu o acesso rápido e em qualquer lugar para interação social, informações, construção do conhecimento, compartilhamento das informações, bem como discussões propostas em comentários online que poderiam ser replicados. Cabe ressaltar que a utilização das redes sociais teve um grande crescimento como espaço para instituições públicas, profissionais liberais, canais jornalísticos e profissionais ligados à educação, todos com páginas ou domínios que divulgam conteúdos relacionados à sua área, empreendimento ou veiculação de notícias. O espaço das redes sociais tornou-se um campo de amplas possibilidades e repleto de canais informativos, acessíveis e facilmente compartilháveis, visto que a discussão da geopolítica é, por vezes, distante do contexto cotidiano vivenciado pelos estudantes. Diante disso, o texto busca ratificar a presença e, consequentemente, a viabilidade de integrar o uso das redes sociais como espaços virtuais na difusão de conteúdo. Assim, a construção textual apresenta a narrativa de experiências com turmas e a percepção de estudantes concluintes do Ensino Médio Integrado no Instituto Federal de Educação da Bahia, campus Valença, na disciplina de Geografia, embasadas em referenciais teóricos que versam sobre o ensino em suas múltiplas vertentes, e a presença das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), no processo formativo. Como desfecho, tem-se a visão que a discussão de conteúdos da geopolítica ancorada no viés tecnológico como das redes sociais, dinamizam e mantém e o corpo estudantil informados das questões atreladas à disciplina, em um ambiente dominados pelos jovens, possibilitando a interação e o processo de construção colaborativa do conhecimento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID7602_TB4152_07092022065914.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSANGELA PATRICIA DE SOUSA MOREIRA" "autor_nome_curto" => "PATRICIA MOREIRA" "autor_email" => "patriciamoreira@ifba.edu." "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA - IFBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }