AS CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO INICIAL DOS GRADUANDOS EM FÍSICA
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O objetivo deste artigo é apresentar e discutir as principais vivências e experiências que foram desenvolvidas no Programa Residência Pedagógica no contexto do IFRN, construindo uma análise do Programa para a formação de professores de Física, a fim de corroborar para a prática profissional. O trabalho contempla um recorte de algumas experiências relacionadas à imersão do residente na escola campo, além da discussão do período de regência em sala de aula por meio do referido programa. Serão analisados em nossas discussões fatores que norteiam o planejamento das aulas de Física. Vale ressaltar a reflexão sobre esse aspecto ao considerar que pensar e praticar a formação de professores/as na perspectiva da construção coletiva implica no investimento e na criação de um espaço de confiança mútua, atentando para o cuidado e respeito com que o próprio grupo se coloca em relação uns aos outros. As diversas experiências obtidas no decorrer do Programa Residência Pedagógica por meio das ações desenvolvidas ao longo deste período foram satisfatórias e pertinentes para a formação docência. Pondero que os resultados obtidos ao longo das etapas de imersão na escola e na regência em sala de aula se tornaram norteadoras para a identificação de pontos positivos e também negativos que, de maneira geral, circundam o âmbito educacional brasileiro." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID16943_TB4159_07092022111042.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GENECI CAVALCANTI MOURA DE MEDEIROS" "autor_nome_curto" => "GENECI" "autor_email" => "geneci.medeiros@ifrn.edu." 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