Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO INICIAL DOS GRADUANDOS EM FÍSICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 90503
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 4159
    "inscrito_id" => 16943
    "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO INICIAL DOS GRADUANDOS EM FÍSICA"
    "resumo" => "O Programa Residência Pedagógica possibilita ao estudante de licenciatura do IFRN o fortalecimento de sua formação inicial por meio de aprendizagens práticas oportunizadas pela vivência da realidade escolar enquanto campo profissional da docência, promovendo a adequação dos currículos e propostas pedagógicas. O objetivo deste artigo é apresentar e discutir as principais vivências e experiências que foram desenvolvidas no Programa Residência Pedagógica no contexto do IFRN, construindo uma análise do Programa para a formação de professores de Física, a fim de corroborar para a prática profissional. O trabalho contempla um recorte de algumas experiências relacionadas à imersão do residente na escola campo, além da discussão do período de regência em sala de aula por meio do referido programa. Serão analisados em nossas discussões fatores que norteiam o planejamento das aulas de Física. Vale ressaltar a reflexão sobre esse aspecto ao considerar que pensar e praticar a formação de professores/as na perspectiva da construção coletiva implica no investimento e na criação de um espaço de confiança mútua, atentando para o cuidado e respeito com que o próprio grupo se coloca em relação uns aos outros. As diversas experiências obtidas no decorrer do Programa Residência Pedagógica por meio das ações desenvolvidas ao longo deste período foram satisfatórias e pertinentes para a formação docência. Pondero que os resultados obtidos ao longo das etapas de imersão na escola e na regência em sala de aula se tornaram norteadoras para a identificação de pontos positivos e também negativos que, de maneira geral, circundam o âmbito educacional brasileiro."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID16943_TB4159_07092022111042.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GENECI CAVALCANTI MOURA DE MEDEIROS"
    "autor_nome_curto" => "GENECI"
    "autor_email" => "geneci.medeiros@ifrn.edu."
    "autor_ies" => "IFRN/JOAO CAMARA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 90503
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 4159
    "inscrito_id" => 16943
    "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO INICIAL DOS GRADUANDOS EM FÍSICA"
    "resumo" => "O Programa Residência Pedagógica possibilita ao estudante de licenciatura do IFRN o fortalecimento de sua formação inicial por meio de aprendizagens práticas oportunizadas pela vivência da realidade escolar enquanto campo profissional da docência, promovendo a adequação dos currículos e propostas pedagógicas. O objetivo deste artigo é apresentar e discutir as principais vivências e experiências que foram desenvolvidas no Programa Residência Pedagógica no contexto do IFRN, construindo uma análise do Programa para a formação de professores de Física, a fim de corroborar para a prática profissional. O trabalho contempla um recorte de algumas experiências relacionadas à imersão do residente na escola campo, além da discussão do período de regência em sala de aula por meio do referido programa. Serão analisados em nossas discussões fatores que norteiam o planejamento das aulas de Física. Vale ressaltar a reflexão sobre esse aspecto ao considerar que pensar e praticar a formação de professores/as na perspectiva da construção coletiva implica no investimento e na criação de um espaço de confiança mútua, atentando para o cuidado e respeito com que o próprio grupo se coloca em relação uns aos outros. As diversas experiências obtidas no decorrer do Programa Residência Pedagógica por meio das ações desenvolvidas ao longo deste período foram satisfatórias e pertinentes para a formação docência. Pondero que os resultados obtidos ao longo das etapas de imersão na escola e na regência em sala de aula se tornaram norteadoras para a identificação de pontos positivos e também negativos que, de maneira geral, circundam o âmbito educacional brasileiro."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID16943_TB4159_07092022111042.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GENECI CAVALCANTI MOURA DE MEDEIROS"
    "autor_nome_curto" => "GENECI"
    "autor_email" => "geneci.medeiros@ifrn.edu."
    "autor_ies" => "IFRN/JOAO CAMARA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

O Programa Residência Pedagógica possibilita ao estudante de licenciatura do IFRN o fortalecimento de sua formação inicial por meio de aprendizagens práticas oportunizadas pela vivência da realidade escolar enquanto campo profissional da docência, promovendo a adequação dos currículos e propostas pedagógicas. O objetivo deste artigo é apresentar e discutir as principais vivências e experiências que foram desenvolvidas no Programa Residência Pedagógica no contexto do IFRN, construindo uma análise do Programa para a formação de professores de Física, a fim de corroborar para a prática profissional. O trabalho contempla um recorte de algumas experiências relacionadas à imersão do residente na escola campo, além da discussão do período de regência em sala de aula por meio do referido programa. Serão analisados em nossas discussões fatores que norteiam o planejamento das aulas de Física. Vale ressaltar a reflexão sobre esse aspecto ao considerar que pensar e praticar a formação de professores/as na perspectiva da construção coletiva implica no investimento e na criação de um espaço de confiança mútua, atentando para o cuidado e respeito com que o próprio grupo se coloca em relação uns aos outros. As diversas experiências obtidas no decorrer do Programa Residência Pedagógica por meio das ações desenvolvidas ao longo deste período foram satisfatórias e pertinentes para a formação docência. Pondero que os resultados obtidos ao longo das etapas de imersão na escola e na regência em sala de aula se tornaram norteadoras para a identificação de pontos positivos e também negativos que, de maneira geral, circundam o âmbito educacional brasileiro.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.