Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DA INFORMÁTICA COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO DIGITAL NA ESCOLA MUNICIPAL INTEGRAL PADRE CARLOS COTTART EM AFOGADOS DA INGAZEIRA -PE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 90101
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 3506
    "inscrito_id" => 10868
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA INFORMÁTICA COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO DIGITAL NA ESCOLA MUNICIPAL INTEGRAL PADRE CARLOS COTTART EM AFOGADOS DA INGAZEIRA -PE"
    "resumo" => "Os avanços tecnológicos vêm provocando grandes mudanças na vida das pessoas, é praticamente impossível imaginar um mundo sem o uso de alguma ferramenta digital. Esse artigo tem como objetivo analisar a importância da informática como ferramenta de inclusão digital na escola Municipal Integral Padre Carlos Cottart em Afogados da Ingazeira - PE. Trata-se de uma pesquisa de campo do tipo qualitativa, com levantamento de dados através da aplicação de questionário estruturado com professores. A escola campo de pesquisa, oferta educação em tempo integral e atende estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, possui um laboratório de informática onde são desenvolvidas as atividades ligadas a disciplina eletiva de informática. Entretanto é uma das poucas escolas que oferta esse componente curricular, tendo em vista que na rede municipal de ensino não existe uma regulamentação do cargo de professor de informática, não sendo esse componente ofertado na grade curricular de todas as escolas. Como aporte teórico utilizou-se Moran (2013), Araújo (2005), Aranha Filho (2019). Os resultados obtidos mostram que a estrutura e os equipamentos são bons, mas insuficientes para atender a demanda da escola, os alunos tem que trabalhar em duplas pois não há computadores disponíveis para realização de atividades individuais. Por ser eletiva a disciplina de informática fica sujeita a quantidade de máquinas, logo a quantidade de vagas poderia ser maior caso houvesse mais computadores disponíveis. Os resultados apontam para a importância da inclusão e oferta da disciplina de informática para a inclusão digital dos estudantes, considerando que mesmo convivendo com algumas tecnologias digitais em seu cotidiano, ainda não dominam de forma sistemática os equipamentos e ferramentas digitais, além de evidenciar que os docentes compreendem essa importância na ampliação da oferta de aulas de informática para um trabalho que possibilite o desenvolvimento integral dos estudantes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID10868_TB3506_29112022154902.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CRISTIANO VIEIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Cristiano Vieir"
    "autor_email" => "cristianovieiradasilva38@"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 90101
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 3506
    "inscrito_id" => 10868
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA INFORMÁTICA COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO DIGITAL NA ESCOLA MUNICIPAL INTEGRAL PADRE CARLOS COTTART EM AFOGADOS DA INGAZEIRA -PE"
    "resumo" => "Os avanços tecnológicos vêm provocando grandes mudanças na vida das pessoas, é praticamente impossível imaginar um mundo sem o uso de alguma ferramenta digital. Esse artigo tem como objetivo analisar a importância da informática como ferramenta de inclusão digital na escola Municipal Integral Padre Carlos Cottart em Afogados da Ingazeira - PE. Trata-se de uma pesquisa de campo do tipo qualitativa, com levantamento de dados através da aplicação de questionário estruturado com professores. A escola campo de pesquisa, oferta educação em tempo integral e atende estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, possui um laboratório de informática onde são desenvolvidas as atividades ligadas a disciplina eletiva de informática. Entretanto é uma das poucas escolas que oferta esse componente curricular, tendo em vista que na rede municipal de ensino não existe uma regulamentação do cargo de professor de informática, não sendo esse componente ofertado na grade curricular de todas as escolas. Como aporte teórico utilizou-se Moran (2013), Araújo (2005), Aranha Filho (2019). Os resultados obtidos mostram que a estrutura e os equipamentos são bons, mas insuficientes para atender a demanda da escola, os alunos tem que trabalhar em duplas pois não há computadores disponíveis para realização de atividades individuais. Por ser eletiva a disciplina de informática fica sujeita a quantidade de máquinas, logo a quantidade de vagas poderia ser maior caso houvesse mais computadores disponíveis. Os resultados apontam para a importância da inclusão e oferta da disciplina de informática para a inclusão digital dos estudantes, considerando que mesmo convivendo com algumas tecnologias digitais em seu cotidiano, ainda não dominam de forma sistemática os equipamentos e ferramentas digitais, além de evidenciar que os docentes compreendem essa importância na ampliação da oferta de aulas de informática para um trabalho que possibilite o desenvolvimento integral dos estudantes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID10868_TB3506_29112022154902.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CRISTIANO VIEIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Cristiano Vieir"
    "autor_email" => "cristianovieiradasilva38@"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Os avanços tecnológicos vêm provocando grandes mudanças na vida das pessoas, é praticamente impossível imaginar um mundo sem o uso de alguma ferramenta digital. Esse artigo tem como objetivo analisar a importância da informática como ferramenta de inclusão digital na escola Municipal Integral Padre Carlos Cottart em Afogados da Ingazeira - PE. Trata-se de uma pesquisa de campo do tipo qualitativa, com levantamento de dados através da aplicação de questionário estruturado com professores. A escola campo de pesquisa, oferta educação em tempo integral e atende estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, possui um laboratório de informática onde são desenvolvidas as atividades ligadas a disciplina eletiva de informática. Entretanto é uma das poucas escolas que oferta esse componente curricular, tendo em vista que na rede municipal de ensino não existe uma regulamentação do cargo de professor de informática, não sendo esse componente ofertado na grade curricular de todas as escolas. Como aporte teórico utilizou-se Moran (2013), Araújo (2005), Aranha Filho (2019). Os resultados obtidos mostram que a estrutura e os equipamentos são bons, mas insuficientes para atender a demanda da escola, os alunos tem que trabalhar em duplas pois não há computadores disponíveis para realização de atividades individuais. Por ser eletiva a disciplina de informática fica sujeita a quantidade de máquinas, logo a quantidade de vagas poderia ser maior caso houvesse mais computadores disponíveis. Os resultados apontam para a importância da inclusão e oferta da disciplina de informática para a inclusão digital dos estudantes, considerando que mesmo convivendo com algumas tecnologias digitais em seu cotidiano, ainda não dominam de forma sistemática os equipamentos e ferramentas digitais, além de evidenciar que os docentes compreendem essa importância na ampliação da oferta de aulas de informática para um trabalho que possibilite o desenvolvimento integral dos estudantes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.