O tema deste artigo se enquadra na História da Educação Matemática no Rio Grande do Sul. Tem por objetivo investigar o que exercícios e problemas resolvidos encontrados no caderno de contas de uma aluna do Colégio São José de São Leopoldo, do início dos anos 1900, revelam sobre a Matemática praticada a partir de um livro de Aritmética produzido e editado pelas próprias Irmãs Franciscanas para o público feminino. Possui abordagem qualitativa, por meio de análise documental de um caderno escolar e um livro de Aritmética, do início do século XX. Fundamentando-se em referenciais sobre cultura escolar, analisaram-se exercícios e problemas resolvidos no caderno, identificando-se conteúdos envolvidos, procedimentos de cálculo e a associação com o cotidiano das alunas do Colégio. Os 240 exercícios e problemas presentes no caderno abordam aritmética – frações ordinárias e decimais, sistema métrico, raiz quadrada, regra de três e mistura – e geometria plana – superfícies de triângulos, quadriláteros e polígonos. Os procedimentos de cálculo empregados seguem as regras descritas no livro de Aritmética. Embora o caderno contenha uma grande quantidade de exercícios, metodicamente resolvidos, também possui problemas associados ao dia a dia das alunas do Colégio, com destaque para aplicações do sistema métrico e das medidas de superfície. Com base no exposto, verifica-se que esses exercícios e problemas revelam uma cultura escolar, que instrumentalizava gerações de alunas para solução de problemas do cotidiano, tanto no gerenciamento de atividades domésticas, quanto profissionais, a partir de um material didático próprio para as aulas de Matemática no ensino primário.