Ingressar alunos com necessidades especiais ultrapassam desafios abordando novas demandas para obter o processo de ensino e aprendizagem. É preciso um olhar atento para que tal inclusão efetive-se. É preciso um diálogo permannente entre os Centros Universitários e a escola de forma direta e natural proporcionando a ciência necessária para obtenção de meios pedagógicos relacionados a prática e a teoria, formando professores e Profissionais da Educação. Objetivamos promover o acompanhamento a estudantes com necessidades educacionais especiais, planejando elaborar recursos com propostas educativas favorecendo o ensino e a parendizagem. É preciso estratégias eficientes pautadas na ciência. Esse pesquisa ocorre na Escola Municipal Ceai Governador Antônio Mariz no Município de Campina Grande-PB, ao qual promove de forma pedagógica o acompanhamento, em sala de aula, a estudantes com necessidades educacionais especiais, com a perspectiva de dar suporte pedagógico especializado aos professores e alunos . O trabalho docente colaborativo é apontado como uma estratégia eficiente de formação profissional com eficiência para inclusões efetivas. São necessários formações docentes culminando numa prática inclusiva com apoio científico. Pensar inclusão escolar, na atual conjuntura educacional, traz à tona a constatação da necessidade de mudança no cotidiano, de investimento em mão de obra e em recursos materiais e de mudança na forma de perceber a escola, os professores e os alunos.