Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MAPEAMENTO DAS TEMÁTICAS SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM PESQUISAS CEARENSES

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 14 - Educação Ambiental
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 90414
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 4042
    "inscrito_id" => 12123
    "titulo" => "MAPEAMENTO DAS TEMÁTICAS SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM PESQUISAS CEARENSES"
    "resumo" => "A educação pode ser compreendida como um fenômeno sociocultural que permeia o ensino e a aprendizagem, é um direito humano e, portanto, leva as pessoas à produção de conhecimento e, consequentemente, à modificação da natureza e da sociedade. Em volto a natureza, temos as discussões pautas na Educação Ambiental e na Sustentabilidade, em que observamos que nas escolas têm um papel imprescindível, com vias de despertar nos alunos a busca por soluções de problemas ambientais que ocorrem, principalmente, em nossa sociedade. Deste modo, o estudo em tela, apresenta-se com o objetivo de analisar e refletir como as temáticas das áreas de Educação Ambiental e Sustentabilidade são desenvolvidos no âmbito educacional do estado do Ceará. Realizamos uma revisão de literatura que se constituiu proveniente da busca de acervos bibliográficos em um dos principais portais de periódicos do Brasil, a Scientific Electronic Library Online. No levantamento, utilizamos o cruzamento dos seguintes descritores: educação ambiental, sustentabilidade, educação ambiental no Ceará, sustentabilidade no Ceará. O estudo, buscou, e alcançou seu objetivo, ao conhecimento e discussão da análise das pesquisas sobre as temáticas Educação Ambiental e Sustentabilidade que se desenvolveram no âmbito do estado do Ceará em alas educacionais. Proporcionou um mapeamento das pesquisas cearenses sobre as temáticas EAeS; bem como, reconheceu as áreas em que são discutidas e aplicadas as pesquisas. Com isso, foi identificado mediante as diferentes pesquisas de abordagem sistêmicas sobre Educação Ambiental, em diversos arranjos de reflexão, em que todas destacam o papel frutífero da Educação Ambiental em âmbitos escolares, em especial na Educação Básica, para promulgação e a tomada de decisões críticas frente aos problemas socioambientais do planeta. No entanto, não foi identificado pesquisas em âmbito escolar que discutissem a temática Sustentabilidade, recomendamos por tanto, em detrimento de nossa análise e corpus de investigação, o desenvolvimento de pesquisas nesta área."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID12123_TB4042_06102022104742.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAYLSON FRANCISCO NUNES DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "RAYLSON SOUSA"
    "autor_email" => "raylsonsousa07@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 90414
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 4042
    "inscrito_id" => 12123
    "titulo" => "MAPEAMENTO DAS TEMÁTICAS SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM PESQUISAS CEARENSES"
    "resumo" => "A educação pode ser compreendida como um fenômeno sociocultural que permeia o ensino e a aprendizagem, é um direito humano e, portanto, leva as pessoas à produção de conhecimento e, consequentemente, à modificação da natureza e da sociedade. Em volto a natureza, temos as discussões pautas na Educação Ambiental e na Sustentabilidade, em que observamos que nas escolas têm um papel imprescindível, com vias de despertar nos alunos a busca por soluções de problemas ambientais que ocorrem, principalmente, em nossa sociedade. Deste modo, o estudo em tela, apresenta-se com o objetivo de analisar e refletir como as temáticas das áreas de Educação Ambiental e Sustentabilidade são desenvolvidos no âmbito educacional do estado do Ceará. Realizamos uma revisão de literatura que se constituiu proveniente da busca de acervos bibliográficos em um dos principais portais de periódicos do Brasil, a Scientific Electronic Library Online. No levantamento, utilizamos o cruzamento dos seguintes descritores: educação ambiental, sustentabilidade, educação ambiental no Ceará, sustentabilidade no Ceará. O estudo, buscou, e alcançou seu objetivo, ao conhecimento e discussão da análise das pesquisas sobre as temáticas Educação Ambiental e Sustentabilidade que se desenvolveram no âmbito do estado do Ceará em alas educacionais. Proporcionou um mapeamento das pesquisas cearenses sobre as temáticas EAeS; bem como, reconheceu as áreas em que são discutidas e aplicadas as pesquisas. Com isso, foi identificado mediante as diferentes pesquisas de abordagem sistêmicas sobre Educação Ambiental, em diversos arranjos de reflexão, em que todas destacam o papel frutífero da Educação Ambiental em âmbitos escolares, em especial na Educação Básica, para promulgação e a tomada de decisões críticas frente aos problemas socioambientais do planeta. No entanto, não foi identificado pesquisas em âmbito escolar que discutissem a temática Sustentabilidade, recomendamos por tanto, em detrimento de nossa análise e corpus de investigação, o desenvolvimento de pesquisas nesta área."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID12123_TB4042_06102022104742.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAYLSON FRANCISCO NUNES DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "RAYLSON SOUSA"
    "autor_email" => "raylsonsousa07@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

A educação pode ser compreendida como um fenômeno sociocultural que permeia o ensino e a aprendizagem, é um direito humano e, portanto, leva as pessoas à produção de conhecimento e, consequentemente, à modificação da natureza e da sociedade. Em volto a natureza, temos as discussões pautas na Educação Ambiental e na Sustentabilidade, em que observamos que nas escolas têm um papel imprescindível, com vias de despertar nos alunos a busca por soluções de problemas ambientais que ocorrem, principalmente, em nossa sociedade. Deste modo, o estudo em tela, apresenta-se com o objetivo de analisar e refletir como as temáticas das áreas de Educação Ambiental e Sustentabilidade são desenvolvidos no âmbito educacional do estado do Ceará. Realizamos uma revisão de literatura que se constituiu proveniente da busca de acervos bibliográficos em um dos principais portais de periódicos do Brasil, a Scientific Electronic Library Online. No levantamento, utilizamos o cruzamento dos seguintes descritores: educação ambiental, sustentabilidade, educação ambiental no Ceará, sustentabilidade no Ceará. O estudo, buscou, e alcançou seu objetivo, ao conhecimento e discussão da análise das pesquisas sobre as temáticas Educação Ambiental e Sustentabilidade que se desenvolveram no âmbito do estado do Ceará em alas educacionais. Proporcionou um mapeamento das pesquisas cearenses sobre as temáticas EAeS; bem como, reconheceu as áreas em que são discutidas e aplicadas as pesquisas. Com isso, foi identificado mediante as diferentes pesquisas de abordagem sistêmicas sobre Educação Ambiental, em diversos arranjos de reflexão, em que todas destacam o papel frutífero da Educação Ambiental em âmbitos escolares, em especial na Educação Básica, para promulgação e a tomada de decisões críticas frente aos problemas socioambientais do planeta. No entanto, não foi identificado pesquisas em âmbito escolar que discutissem a temática Sustentabilidade, recomendamos por tanto, em detrimento de nossa análise e corpus de investigação, o desenvolvimento de pesquisas nesta área.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.