Este trabalho tem como objetivo refletir teoricamente sobre a importância do uso de Jogos e Materiais Manipuláveis como recursos didáticos motivacionais nas aulas de Matemática para o desenvolvimento de processos que possam possibilitar a superação das dificuldades apresentadas pelos alunos na formação dos conceitos matemáticos. Para tanto, no corpo do texto são apresentadas considerações teóricas sobre a temática dialogando com autores que compartilham do mesmo interesse investigativo. Ao trabalharmos com Jogos e Materiais Manipuláveis nas aulas de Matemática precisamos ressaltar o papel do professor como observador, colaborador e incentivador de todo processo, já que o simples fato de apresentar o Jogo ou Material não garante que o aluno aprenda, por isso é necessário que haja também um planejamento bem estruturado para que se possa atingir o objetivo almejado. Vale ressaltar também, que a utilização desses recursos só terá eficácia se o aluno participar ativamente na construção do próprio aprendizado, questionando, problematizando, raciocinando e compreendendo os conceitos por trás do material escolhido. Espera-se que este estudo seja um mecanismo de incentivo a reflexões a respeito da relevância do uso de recursos didáticos como Jogos e Materiais Manipuláveis para o desenvolvimento do ensino de Matemática em nossa prática educacional, contribuindo para o enriquecimento do debate apontando estratégias para melhorar o trabalho pedagógico desenvolvido na disciplina de Matemática.