Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ALGUMAS IMPLICAÇÕES DAS CONCEPÇÕES DE LÍNGUA(GEM) ADVINDAS DA TEORIA DIALÓGICA DA LINGUAGEM PRESENTES NA PROPOSTA CURRICULAR DO NOVO ENSINO MÉDIO DA PARAÍBA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática e Currículo
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 90240
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 3702
    "inscrito_id" => 14060
    "titulo" => "ALGUMAS IMPLICAÇÕES DAS CONCEPÇÕES DE LÍNGUA(GEM) ADVINDAS DA TEORIA DIALÓGICA DA LINGUAGEM PRESENTES NA PROPOSTA CURRICULAR DO NOVO ENSINO MÉDIO DA PARAÍBA"
    "resumo" => "A Proposta Curricular do Ensino Médio paraibana, redigida durante os anos de 2019 e 2020, teve sua implementação iniciada em 2022, trazendo quatro mudanças principais: um currículo embasado na Base Nacional Comum Curricular, a possibilidade de escolha por itinerários formativos, a integração com a formação técnica e profissional no ensino médio regular e a ampliação e distribuição da carga horária. Nesse contexto, este breve estudo qualitativo de cunho documental objetiva identificar e compreender as influências das concepções de língua e linguagem advindas da Teoria Dialógica da Linguagem no processo de ensino a partir da Proposta Curricular do Ensino Médio na Paraíba de Língua Portuguesa. Teoricamente, fundamentamo-nos nas ideias do círculo bakhtiniano. Vale destacar que ao pensar suas concepções de língua(gem), o círculo não buscava lançar orientações para a educação básica, contudo, não é recente a utilização de suas ideias para fundamentar e compreender fenômenos relacionados ao processo educacional. Como resultados, vemos que assumir explicitamente uma base teórica na fundamentação de currículos prescritivos, como ocorre na proposta curricular do ensino médio da Paraíba, requer uma plena consciência das implicações dessa adoção. Ao adotar essas concepções e relacionarmos ao ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa, há implicações nos quatro eixos (leitura, escrita, análise linguística e oralidade), além de encadeamentos para a relação professor e aluno, pois a língua(gem) é dinâmica, é interação entre interlocutores que agem um sobre o outro."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID14060_TB3702_02122022130344.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELISA CRISTINA AMORIM FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "ELISA"
    "autor_email" => "elisacristina@msn.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 90240
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 3702
    "inscrito_id" => 14060
    "titulo" => "ALGUMAS IMPLICAÇÕES DAS CONCEPÇÕES DE LÍNGUA(GEM) ADVINDAS DA TEORIA DIALÓGICA DA LINGUAGEM PRESENTES NA PROPOSTA CURRICULAR DO NOVO ENSINO MÉDIO DA PARAÍBA"
    "resumo" => "A Proposta Curricular do Ensino Médio paraibana, redigida durante os anos de 2019 e 2020, teve sua implementação iniciada em 2022, trazendo quatro mudanças principais: um currículo embasado na Base Nacional Comum Curricular, a possibilidade de escolha por itinerários formativos, a integração com a formação técnica e profissional no ensino médio regular e a ampliação e distribuição da carga horária. Nesse contexto, este breve estudo qualitativo de cunho documental objetiva identificar e compreender as influências das concepções de língua e linguagem advindas da Teoria Dialógica da Linguagem no processo de ensino a partir da Proposta Curricular do Ensino Médio na Paraíba de Língua Portuguesa. Teoricamente, fundamentamo-nos nas ideias do círculo bakhtiniano. Vale destacar que ao pensar suas concepções de língua(gem), o círculo não buscava lançar orientações para a educação básica, contudo, não é recente a utilização de suas ideias para fundamentar e compreender fenômenos relacionados ao processo educacional. Como resultados, vemos que assumir explicitamente uma base teórica na fundamentação de currículos prescritivos, como ocorre na proposta curricular do ensino médio da Paraíba, requer uma plena consciência das implicações dessa adoção. Ao adotar essas concepções e relacionarmos ao ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa, há implicações nos quatro eixos (leitura, escrita, análise linguística e oralidade), além de encadeamentos para a relação professor e aluno, pois a língua(gem) é dinâmica, é interação entre interlocutores que agem um sobre o outro."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID14060_TB3702_02122022130344.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELISA CRISTINA AMORIM FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "ELISA"
    "autor_email" => "elisacristina@msn.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

A Proposta Curricular do Ensino Médio paraibana, redigida durante os anos de 2019 e 2020, teve sua implementação iniciada em 2022, trazendo quatro mudanças principais: um currículo embasado na Base Nacional Comum Curricular, a possibilidade de escolha por itinerários formativos, a integração com a formação técnica e profissional no ensino médio regular e a ampliação e distribuição da carga horária. Nesse contexto, este breve estudo qualitativo de cunho documental objetiva identificar e compreender as influências das concepções de língua e linguagem advindas da Teoria Dialógica da Linguagem no processo de ensino a partir da Proposta Curricular do Ensino Médio na Paraíba de Língua Portuguesa. Teoricamente, fundamentamo-nos nas ideias do círculo bakhtiniano. Vale destacar que ao pensar suas concepções de língua(gem), o círculo não buscava lançar orientações para a educação básica, contudo, não é recente a utilização de suas ideias para fundamentar e compreender fenômenos relacionados ao processo educacional. Como resultados, vemos que assumir explicitamente uma base teórica na fundamentação de currículos prescritivos, como ocorre na proposta curricular do ensino médio da Paraíba, requer uma plena consciência das implicações dessa adoção. Ao adotar essas concepções e relacionarmos ao ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa, há implicações nos quatro eixos (leitura, escrita, análise linguística e oralidade), além de encadeamentos para a relação professor e aluno, pois a língua(gem) é dinâmica, é interação entre interlocutores que agem um sobre o outro.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.