O presente estudo tem como objetivo relatar as experiências adquiridas durante a Semana Mundial do Brincar da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), em parceria com a Escola Municipalizada Moranguinho, que atende crianças do 1°ao 5° ano do ensino fundamental, a escola está localizada na periferia de Imperatriz-Ma. O projeto foi desenvolvido pelos acadêmicos do 5° período de pedagogia da UEMASUL, com o tema Casinhas da Infância, refletindo sobre a importância da arte para a educação, traçando um breve histórico da arte expressada através da pintura, desde a pré-história até os dias atuais e a evolução dessa expressão na educação brasileira e maranhense, ressaltando a importância da construção de um currículo que valorize a cultura regional e que contextualize a educação. Para a construção deste trabalho, utilizou-se de revisão bibliográfica, dentre as principais referências estão: Maria Felisminda de Rezende e Fusari, Maria Heloísa Corrêa de Toledo Ferraz, Wiliam Corsaro, e Laban. Somada a isso, as experiências vividas durante a Semana Mundial do Brincar. Os diversos tipos de arte foram apresentados durante o evento, por meio dessas expressões torna-se possível desenvolver capacidade de criar, imaginar, socializar, representar e integrar a criança ao meio social.