Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PRIMEIRA INFÂNCIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA CRECHE ESCOLA REINADO INFANTIL - NATAL/RN

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 14 - Educação Ambiental
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 89475
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 2763
    "inscrito_id" => 9615
    "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PRIMEIRA INFÂNCIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA CRECHE ESCOLA REINADO INFANTIL - NATAL/RN"
    "resumo" => "O atual modelo de vida da sociedade urbanizada oportuniza poucos espaços naturais na rotina da população, consequentemente as crianças estão tendo cada vez menos contato com a natureza. Essa ausência de ambiente natural pode acarretar inúmeros prejuízos, de ordem imunológica, sensório motor, criatividade e curiosidade, interferindo no desenvolvimento integral desses indivíduos. Um dos caminhos possíveis é adotar um processo educativo que desenvolva a consciência ecológica, através de um mosaico de estratégias e ações de intervenções sociais, ambientais e econômicas, visando minimizar impactos globais a partir de práticas locais. O presente estudo tem como objetivo descrever as propostas de educação ambiental que foram realizadas no segundo semestre, na Creche Escola Reinado Infantil - CERI, instituição privada de educação infantil, pela equipe de educação ambiental da escola. O presente trabalho registrou as atividades de educação ambiental e sustentabilidade desenvolvidas pela CERI, através dos planejamentos enviados à coordenação e à gestão para avaliação. A pesquisa teve como resultado, orientações técnicas aos docentes em quatro projetos pedagógicos, campanhas, postagem no instagram, comunicados escola-família, planejamento de atividades do contraturno, programação de férias e sala ao ar livre. Os resultados deste trabalho ressaltam a importância da presença de uma equipe de educação ambiental no ambiente escolar, orientando e planejando o trabalho da instituição. As ações de educação ambiental e práticas de sustentabilidade desenvolvidas na Creche Escola Reinado Infantil contribuem para a mudança de hábitos das crianças e de suas famílias."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID9615_TB2763_09092022115433.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GERCIENE MICAELLI FERREIRA TAVARES"
    "autor_nome_curto" => "GERCIENE"
    "autor_email" => "micaelli2019.tavares@gmai"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 89475
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 2763
    "inscrito_id" => 9615
    "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PRIMEIRA INFÂNCIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA CRECHE ESCOLA REINADO INFANTIL - NATAL/RN"
    "resumo" => "O atual modelo de vida da sociedade urbanizada oportuniza poucos espaços naturais na rotina da população, consequentemente as crianças estão tendo cada vez menos contato com a natureza. Essa ausência de ambiente natural pode acarretar inúmeros prejuízos, de ordem imunológica, sensório motor, criatividade e curiosidade, interferindo no desenvolvimento integral desses indivíduos. Um dos caminhos possíveis é adotar um processo educativo que desenvolva a consciência ecológica, através de um mosaico de estratégias e ações de intervenções sociais, ambientais e econômicas, visando minimizar impactos globais a partir de práticas locais. O presente estudo tem como objetivo descrever as propostas de educação ambiental que foram realizadas no segundo semestre, na Creche Escola Reinado Infantil - CERI, instituição privada de educação infantil, pela equipe de educação ambiental da escola. O presente trabalho registrou as atividades de educação ambiental e sustentabilidade desenvolvidas pela CERI, através dos planejamentos enviados à coordenação e à gestão para avaliação. A pesquisa teve como resultado, orientações técnicas aos docentes em quatro projetos pedagógicos, campanhas, postagem no instagram, comunicados escola-família, planejamento de atividades do contraturno, programação de férias e sala ao ar livre. Os resultados deste trabalho ressaltam a importância da presença de uma equipe de educação ambiental no ambiente escolar, orientando e planejando o trabalho da instituição. As ações de educação ambiental e práticas de sustentabilidade desenvolvidas na Creche Escola Reinado Infantil contribuem para a mudança de hábitos das crianças e de suas famílias."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID9615_TB2763_09092022115433.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GERCIENE MICAELLI FERREIRA TAVARES"
    "autor_nome_curto" => "GERCIENE"
    "autor_email" => "micaelli2019.tavares@gmai"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

O atual modelo de vida da sociedade urbanizada oportuniza poucos espaços naturais na rotina da população, consequentemente as crianças estão tendo cada vez menos contato com a natureza. Essa ausência de ambiente natural pode acarretar inúmeros prejuízos, de ordem imunológica, sensório motor, criatividade e curiosidade, interferindo no desenvolvimento integral desses indivíduos. Um dos caminhos possíveis é adotar um processo educativo que desenvolva a consciência ecológica, através de um mosaico de estratégias e ações de intervenções sociais, ambientais e econômicas, visando minimizar impactos globais a partir de práticas locais. O presente estudo tem como objetivo descrever as propostas de educação ambiental que foram realizadas no segundo semestre, na Creche Escola Reinado Infantil - CERI, instituição privada de educação infantil, pela equipe de educação ambiental da escola. O presente trabalho registrou as atividades de educação ambiental e sustentabilidade desenvolvidas pela CERI, através dos planejamentos enviados à coordenação e à gestão para avaliação. A pesquisa teve como resultado, orientações técnicas aos docentes em quatro projetos pedagógicos, campanhas, postagem no instagram, comunicados escola-família, planejamento de atividades do contraturno, programação de férias e sala ao ar livre. Os resultados deste trabalho ressaltam a importância da presença de uma equipe de educação ambiental no ambiente escolar, orientando e planejando o trabalho da instituição. As ações de educação ambiental e práticas de sustentabilidade desenvolvidas na Creche Escola Reinado Infantil contribuem para a mudança de hábitos das crianças e de suas famílias.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.