PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM ESCOLAS DO CAMPO: ANÁLISES EM TESES E DISSERTAÇÕES
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 88053 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 105 "inscrito_id" => 10432 "titulo" => "PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM ESCOLAS DO CAMPO: ANÁLISES EM TESES E DISSERTAÇÕES" "resumo" => "O artigo apresenta um mapeamento sobre as práticas pedagógicas dos professores que atuam em escolas do campo. O objetivo é mapear Teses e Dissertações na Plataforma do Portal Brasileiro de Acesso Aberto à Informação Científica (oasisbr) com possibilidades de identificar as produções que versam sobre a temática em tela. Para este mapeamento foram utilizados três descritores “Práticas Pedagógicas; Educação do Campo; Educação no Campo”, e selecionadas as pesquisas que mais se aproximam da discussão referente ao objeto de estudo. Como resultado quantitativo, encontrou-se 11 pesquisas, 07 dissertações e 04 teses. A pesquisa tem fundamentos na teoria histórico-cultural com base no materialismo histórico-dialético. Os resultados apontam que a revisão da produção de relatórios de dissertações e teses selecionados contribuem para demonstrar a ausência de estudos relacionados às práticas pedagógicas dos professores do campo e ficou evidente no levantamento dos dados que na região Centro Oeste, especificamente o estado de Goiás, lócus da pesquisa, aqui em pauta, as pesquisas referentes às práticas pedagógicas dos professores do campo são diminutas. O que nos permite considerar como relevante e sólido ponto de partida e um importante norteador da realização da pesquisa. Considera-se que esse resultado é um recorte do levantamento, mas frente ao conjunto mapeado já revela possibilidades na produção do conhecimento com o foco em práticas pedagógicas em escolas do campo como objeto de estudo e aponta caminhos promissores para a pesquisa em curso." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV174_MD1_ID10432_TB105_17052022113052.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WANDA PEREIRA DE LIMA" "autor_nome_curto" => "WANDA LIMA" "autor_email" => "wanda@unifimes.edu.br" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MINEIROS (UNIFIMES)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 88053 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 105 "inscrito_id" => 10432 "titulo" => "PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM ESCOLAS DO CAMPO: ANÁLISES EM TESES E DISSERTAÇÕES" "resumo" => "O artigo apresenta um mapeamento sobre as práticas pedagógicas dos professores que atuam em escolas do campo. O objetivo é mapear Teses e Dissertações na Plataforma do Portal Brasileiro de Acesso Aberto à Informação Científica (oasisbr) com possibilidades de identificar as produções que versam sobre a temática em tela. Para este mapeamento foram utilizados três descritores “Práticas Pedagógicas; Educação do Campo; Educação no Campo”, e selecionadas as pesquisas que mais se aproximam da discussão referente ao objeto de estudo. Como resultado quantitativo, encontrou-se 11 pesquisas, 07 dissertações e 04 teses. A pesquisa tem fundamentos na teoria histórico-cultural com base no materialismo histórico-dialético. Os resultados apontam que a revisão da produção de relatórios de dissertações e teses selecionados contribuem para demonstrar a ausência de estudos relacionados às práticas pedagógicas dos professores do campo e ficou evidente no levantamento dos dados que na região Centro Oeste, especificamente o estado de Goiás, lócus da pesquisa, aqui em pauta, as pesquisas referentes às práticas pedagógicas dos professores do campo são diminutas. O que nos permite considerar como relevante e sólido ponto de partida e um importante norteador da realização da pesquisa. Considera-se que esse resultado é um recorte do levantamento, mas frente ao conjunto mapeado já revela possibilidades na produção do conhecimento com o foco em práticas pedagógicas em escolas do campo como objeto de estudo e aponta caminhos promissores para a pesquisa em curso." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV174_MD1_ID10432_TB105_17052022113052.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WANDA PEREIRA DE LIMA" "autor_nome_curto" => "WANDA LIMA" "autor_email" => "wanda@unifimes.edu.br" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MINEIROS (UNIFIMES)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }