Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OS CASOS DE ENSINO COMO RECURSO PEDAGÓGICO-FORMATIVO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 88236
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 386
    "inscrito_id" => 12371
    "titulo" => "OS CASOS DE ENSINO COMO RECURSO PEDAGÓGICO-FORMATIVO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA"
    "resumo" => "Este trabalho teve como objetivo compreender e descrever as contribuições da utilização de casos de ensino como recurso pedagógico-formativo em um curso de licenciatura em matemática. O material empírico que subsidia essa escrita foi desenvolvido em uma disciplina de Prática de Ensino de Matemática do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). A atividade consistiu na elaboração de casos de ensino pelos alunos dessa disciplina. Neste trabalho, descrevemos e analisamos dois casos de ensino, sendo eles: "Uma matemática mais colorida" e "O auxílio do ábaco em uma situação problemática", ambos casos levantaram questionamentos e produziram reflexões pela turma durante suas apresentações, as quais analisamos a partir das visões de Nono, Mizukami, Schön e Alarcão, dentre outros pesquisadores da área de Educação e Educação Matemática. A partir da elaboração e discussão desses dois casos de ensino, compreendemos a importância de atividades que levem os futuros professores vivenciar o ambiente escolar em que atuarão futuramente. Nesse sentido, a elaboração e apresentação dos casos de ensino constituíram-se como importante recurso para que os participantes da disciplina pudessem externas suas crenças, refletir sobre a prática, possibilitando aos envolvidos, criar possibilidades a partir das experiências vividas durante a realização de estágios supervisionados ou em sua atuação enquanto bolsista de programas de formação docente como o PIBID e o PRP. Ao permitir a problematização de suas experiências, alinhadas aos contextos vividos nas salas de aula de matemática, os casos de ensino configuram-se em importante recurso pedagógico-formativo para futuros professores de matemática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID12371_TB386_14072022185223.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ WILSON DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "J.Wilson"
    "autor_email" => "josewsantos@ufgd.edu.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 88236
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 386
    "inscrito_id" => 12371
    "titulo" => "OS CASOS DE ENSINO COMO RECURSO PEDAGÓGICO-FORMATIVO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA"
    "resumo" => "Este trabalho teve como objetivo compreender e descrever as contribuições da utilização de casos de ensino como recurso pedagógico-formativo em um curso de licenciatura em matemática. O material empírico que subsidia essa escrita foi desenvolvido em uma disciplina de Prática de Ensino de Matemática do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). A atividade consistiu na elaboração de casos de ensino pelos alunos dessa disciplina. Neste trabalho, descrevemos e analisamos dois casos de ensino, sendo eles: "Uma matemática mais colorida" e "O auxílio do ábaco em uma situação problemática", ambos casos levantaram questionamentos e produziram reflexões pela turma durante suas apresentações, as quais analisamos a partir das visões de Nono, Mizukami, Schön e Alarcão, dentre outros pesquisadores da área de Educação e Educação Matemática. A partir da elaboração e discussão desses dois casos de ensino, compreendemos a importância de atividades que levem os futuros professores vivenciar o ambiente escolar em que atuarão futuramente. Nesse sentido, a elaboração e apresentação dos casos de ensino constituíram-se como importante recurso para que os participantes da disciplina pudessem externas suas crenças, refletir sobre a prática, possibilitando aos envolvidos, criar possibilidades a partir das experiências vividas durante a realização de estágios supervisionados ou em sua atuação enquanto bolsista de programas de formação docente como o PIBID e o PRP. Ao permitir a problematização de suas experiências, alinhadas aos contextos vividos nas salas de aula de matemática, os casos de ensino configuram-se em importante recurso pedagógico-formativo para futuros professores de matemática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID12371_TB386_14072022185223.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ WILSON DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "J.Wilson"
    "autor_email" => "josewsantos@ufgd.edu.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Este trabalho teve como objetivo compreender e descrever as contribuições da utilização de casos de ensino como recurso pedagógico-formativo em um curso de licenciatura em matemática. O material empírico que subsidia essa escrita foi desenvolvido em uma disciplina de Prática de Ensino de Matemática do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). A atividade consistiu na elaboração de casos de ensino pelos alunos dessa disciplina. Neste trabalho, descrevemos e analisamos dois casos de ensino, sendo eles: "Uma matemática mais colorida" e "O auxílio do ábaco em uma situação problemática", ambos casos levantaram questionamentos e produziram reflexões pela turma durante suas apresentações, as quais analisamos a partir das visões de Nono, Mizukami, Schön e Alarcão, dentre outros pesquisadores da área de Educação e Educação Matemática. A partir da elaboração e discussão desses dois casos de ensino, compreendemos a importância de atividades que levem os futuros professores vivenciar o ambiente escolar em que atuarão futuramente. Nesse sentido, a elaboração e apresentação dos casos de ensino constituíram-se como importante recurso para que os participantes da disciplina pudessem externas suas crenças, refletir sobre a prática, possibilitando aos envolvidos, criar possibilidades a partir das experiências vividas durante a realização de estágios supervisionados ou em sua atuação enquanto bolsista de programas de formação docente como o PIBID e o PRP. Ao permitir a problematização de suas experiências, alinhadas aos contextos vividos nas salas de aula de matemática, os casos de ensino configuram-se em importante recurso pedagógico-formativo para futuros professores de matemática.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.