OS CASOS DE ENSINO COMO RECURSO PEDAGÓGICO-FORMATIVO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 88236 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 386 "inscrito_id" => 12371 "titulo" => "OS CASOS DE ENSINO COMO RECURSO PEDAGÓGICO-FORMATIVO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA" "resumo" => "Este trabalho teve como objetivo compreender e descrever as contribuições da utilização de casos de ensino como recurso pedagógico-formativo em um curso de licenciatura em matemática. O material empírico que subsidia essa escrita foi desenvolvido em uma disciplina de Prática de Ensino de Matemática do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). A atividade consistiu na elaboração de casos de ensino pelos alunos dessa disciplina. Neste trabalho, descrevemos e analisamos dois casos de ensino, sendo eles: "Uma matemática mais colorida" e "O auxílio do ábaco em uma situação problemática", ambos casos levantaram questionamentos e produziram reflexões pela turma durante suas apresentações, as quais analisamos a partir das visões de Nono, Mizukami, Schön e Alarcão, dentre outros pesquisadores da área de Educação e Educação Matemática. A partir da elaboração e discussão desses dois casos de ensino, compreendemos a importância de atividades que levem os futuros professores vivenciar o ambiente escolar em que atuarão futuramente. Nesse sentido, a elaboração e apresentação dos casos de ensino constituíram-se como importante recurso para que os participantes da disciplina pudessem externas suas crenças, refletir sobre a prática, possibilitando aos envolvidos, criar possibilidades a partir das experiências vividas durante a realização de estágios supervisionados ou em sua atuação enquanto bolsista de programas de formação docente como o PIBID e o PRP. Ao permitir a problematização de suas experiências, alinhadas aos contextos vividos nas salas de aula de matemática, os casos de ensino configuram-se em importante recurso pedagógico-formativo para futuros professores de matemática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID12371_TB386_14072022185223.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ WILSON DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "J.Wilson" "autor_email" => "josewsantos@ufgd.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 88236 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 386 "inscrito_id" => 12371 "titulo" => "OS CASOS DE ENSINO COMO RECURSO PEDAGÓGICO-FORMATIVO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA" "resumo" => "Este trabalho teve como objetivo compreender e descrever as contribuições da utilização de casos de ensino como recurso pedagógico-formativo em um curso de licenciatura em matemática. O material empírico que subsidia essa escrita foi desenvolvido em uma disciplina de Prática de Ensino de Matemática do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). A atividade consistiu na elaboração de casos de ensino pelos alunos dessa disciplina. Neste trabalho, descrevemos e analisamos dois casos de ensino, sendo eles: "Uma matemática mais colorida" e "O auxílio do ábaco em uma situação problemática", ambos casos levantaram questionamentos e produziram reflexões pela turma durante suas apresentações, as quais analisamos a partir das visões de Nono, Mizukami, Schön e Alarcão, dentre outros pesquisadores da área de Educação e Educação Matemática. A partir da elaboração e discussão desses dois casos de ensino, compreendemos a importância de atividades que levem os futuros professores vivenciar o ambiente escolar em que atuarão futuramente. Nesse sentido, a elaboração e apresentação dos casos de ensino constituíram-se como importante recurso para que os participantes da disciplina pudessem externas suas crenças, refletir sobre a prática, possibilitando aos envolvidos, criar possibilidades a partir das experiências vividas durante a realização de estágios supervisionados ou em sua atuação enquanto bolsista de programas de formação docente como o PIBID e o PRP. Ao permitir a problematização de suas experiências, alinhadas aos contextos vividos nas salas de aula de matemática, os casos de ensino configuram-se em importante recurso pedagógico-formativo para futuros professores de matemática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID12371_TB386_14072022185223.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ WILSON DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "J.Wilson" "autor_email" => "josewsantos@ufgd.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }