EDUCAÇÃO DO CAMPO E O ENSINO MULTISSERIADO: PASSOS E DESCOMPASSOS NA REALIDADE DA EDUCAÇÃO INFANTIL
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O estudo se fundamenta metodologicamente no pensamento de Gil (1999), tanto no que se refere ao tipo de pesquisa bibliográfica, quanto à pesquisa documental. A priori, fizemos uma análise de teóricos que abordam a Educação Infantil do Campo, bem como uma exploração de fontes documentais que fundamentam a temática em debate. A abordagem se caracteriza como sendo qualitativa, conforme Teixeira (2011, p. 137), ao afirmar que a análise da investigação acontece a partir “da compreensão dos fenômenos pela sua descrição e interpretação”. O estudo apontou que a Educação Infantil do Campo tem na construção de sua história pontos que se destacam e outros que precisam de aprimoramento como a garantia do direito e a organização das turmas que, ainda, é no formato multisseriado. A formação continuada de professores não acontece com um olhar específico para essa modalidade de educação. As escolas do campo, em sua maioria, são espaços fora do ideal e apresentam estruturas físicas inadequadas. 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