Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UTILIZAÇÃO DO MÉTODO EDUCATION ROBOTICS COMO FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS COM DOENÇAS PSICOLÓGICAS, COGNITIVAS E GENÉTICAS.

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Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Na Antiguidade clássica, há poucos dados registrados a respeito de como se caracterizava a relação entre a sociedade e as pessoas com limitações (Dantas,2018). Segundo Pessoti (1933), nesse período, nas regiões europeias, as pessoas que se mostravam com alguma deficiência eram consideradas subumanas e, por isso, eram eliminadas ou abandonadas. Porém, nos últimos anos a robótica educacional expandiu, tendo por pilares o aprender investigando e aprender fazendo, o qual estimula outras áreas cognitivas, os resultados das pesquisas apontam para a possibilidade de utilizar robôs como recurso a ser utilizado por profissionais da saúde em seus fazeres com crianças com transtornos cognitivos. Caso as metodologias de utilização dessas tecnologias sejam bem planejadas, as crianças conseguem desenvolver habilidades sociais e verbais, por exemplo (Dantas, 2018). O objetivo da pesquisa foi testar a eficácia da metodologia Education Robotics como ferramenta para desenvolvimentos de alunos com doenças psicológicas, cognitivas e genéticas. Para isso utilizou-se do kit Lego NXT, no qual através dele os alunos tinham aula de montagem com os professores, essas aulas seguiam etapas de: conhecimento do equipamento, desenvolvimento e aprimoramento de coordenação motora, raciocínio lógico, e a partir disso eles desenvolviam seus protótipos com o auxílio dos monitores. Após a experimentação concluiu-se que, durante o processo ouvi- se uma considerável mudança de comportamento dos alunos para os desafios propostos, antes o aluno que não conseguia desenvolver processos simples já era capaz de elaborar protótipos com uma facilidade melhor, possibilitando um notável avanço lógico, social, além de habilidades criativas, investigativa e produtiva.

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