Este ensaio propõe uma reflexão sobre a Formação de Professores e o Ensino Diferenciado (ED) para a Educação Especial na Perspectiva Inclusiva do Público-Alvo da Educação Especial (PAEE). Assim, este estudo tem como objetivo apresentar o referencial teórico sobre a Formação de Professores com ênfase nas atitudes sociais, bem como o Ensino Diferenciado como abordagem metodológica que permite ao docente compreender às diferentes necessidades educacionais dos alunos com ou sem deficiências, com talentos especiais e superdotação. Para a construção deste trabalho, foi utilizada uma pesquisa de natureza bibliográfica e do tipo qualitativa, onde o artigo foi dividido em partes, apresentando uma introdução com aspectos gerais sobre a temática e o percurso metodológico, em seguida foram descritos dois tópicos: um sobre Formação de Professores para a Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva e um segundo tópico sobre o Ensino Diferenciado e por fim as Considerações Finais sobre o estudo realizado. Considera-se ao término deste estudo que para além de medidas relacionadas às políticas educativas que tornam possível o acesso ao ambiente escolar, é necessário pensar processos pedagógicos que permitam uma efetiva participação nos mais diversos contextos, bem como a organização de metodologias que possibilitem a aprendizagem de todos. Desta forma, é necessário enfatizar que os processos formativos devem levar em consideração, mecanismos que permitam ao docente obter o autoconhecimento e que possam buscar mudanças de comportamentos que sejam eficazes para o processo de ensino e de aprendizagem. Afinal, o docente é o responsável por conduzir o processo educacional, bem como mediar às relações pessoais e sociais que ocorrem no espaço social da sala de aula.