O presente artigo busca compreender as relações entre os conceitos de Ciclos de Aprendizagem, Inovação Pedagógica e Círculo de Cultura. Assim sendo, analisa os processos pedagógicos como caminhos que possibilitem aos sujeitos lerem as palavras e o mundo, ou seja, produzirem sentido sobre suas próprias aprendizagens e perspectivarem a construção de uma realidade diferente da qual eles se encontram inseridos, a partir uma compreensão crítica e reflexiva das bases organizativas da sociedade atual e em quais aspectos ela necessita ser mudada. Desse modo, temos como objetivos para esse estudo: Analisar o Ciclo de Aprendizagem enquanto caminhos para a inovação das práticas educativas nos Anos Inicias do Ensino Fundamental, compreender a Inovação Pedagógica enquanto atitude permanente de busca e acolhida do novo em todos os níveis educacionais e discutir o processo de alfabetização e letramento, a partir de uma perspectiva dialógica e reflexiva ancorada nos Círculos de Cultura freireanos. Para tal, utilizaremos os construtos teóricos de autores como: Perrenoud (2004), Correia (1991), Cristensem (2012), Leal, (2018), Cafiero (2010), Freire (1987), entre outros. O estudo aponta que torna-se necessário que a escola entrecruze esses conceitos na tecitura de um processo pedagógico que possibilite a construção da identidade, cognitiva, social e cultural dos indivíduos nele inseridos,