A CIDADE NÃO PARA, A CIDADE SÓ CRESCE, O DE CIMA SOBE E OS DEBAIXO LUTAM: RESSIGNIFICANDO CHICO SCIENCE ATRAVÉS DA INTERDISCIPLINARIDADE DO NOVO ENSINO MÉDIO NA REDE PRIVADA DE ENSINO DE RECIFE-PE
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 88861 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 1959 "inscrito_id" => 8612 "titulo" => "A CIDADE NÃO PARA, A CIDADE SÓ CRESCE, O DE CIMA SOBE E OS DEBAIXO LUTAM: RESSIGNIFICANDO CHICO SCIENCE ATRAVÉS DA INTERDISCIPLINARIDADE DO NOVO ENSINO MÉDIO NA REDE PRIVADA DE ENSINO DE RECIFE-PE" "resumo" => "O presente trabalho debruça sobre o projeto desenvolvido em uma escola da rede privada de ensino, localizada no Recife. Por meio do novo ensino médio implementado a partir de 2017, a referida escola adotou o novo sistema de ensino neste ano de 2022, o qual marcou a volta às aulas presenciais após o período de confinamento. Isto potencializou a realização de diversas atividades que culminaram em projetos pertencentes ao itinerário da nova grade curricular, como por exemplo, a disciplina de Meio Ambiente. O projeto foi denominado de ‘Manguebeat na escola’, sendo desenvolvido de maneira interdisciplinar com a professora da disciplina, que também é professora de Física e com o professor da disciplina de Geografia. O projeto foi dividido em três momentos: estudos, planejamento e execução. A turma em questão foi a primeira série do ensino médio, tendo como enfoque principal do projeto a materialização didática de um vídeo teatral onde foi representado Chico Science e sua relação com o Mangue, Ecossistema pertencente à região metropolitana do Recife. O artigo em questão se desenvolve por um viés qualitativo (GIL, 2008) onde buscamos compreender de maneira social e educacional as possibilidades a serem realizadas no novo ensino médio. A caminho de alcançar o objetivo principal, buscou desenvolver um projeto descritivo (TRIVIÑOS, 2008), onde foi possível elencar todos os aspectos culturais e sociais que perpassam a vida de Chico Science e o movimento Manguebeat e a importância deste contexto ser abordado nas salas de aula. Como culminância e conclusão do projeto, a produção do vídeo foi feita com a turma no Marco Zero do Recife, localizado no bairro do Recife Antigo, e posteriormente veiculado para todos e todas da referida escola e aos familiares. Lembrando sempre da proposta principal do projeto, a importância de conhecer e entender a história da sua própria cidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID8612_TB1959_19072022190229.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCAS ANTÔNIO RIBEIRO CARDOSO" "autor_nome_curto" => "LUCAS RIBEIRO" "autor_email" => "lucascardoso18@outlook.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 88861 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 1959 "inscrito_id" => 8612 "titulo" => "A CIDADE NÃO PARA, A CIDADE SÓ CRESCE, O DE CIMA SOBE E OS DEBAIXO LUTAM: RESSIGNIFICANDO CHICO SCIENCE ATRAVÉS DA INTERDISCIPLINARIDADE DO NOVO ENSINO MÉDIO NA REDE PRIVADA DE ENSINO DE RECIFE-PE" "resumo" => "O presente trabalho debruça sobre o projeto desenvolvido em uma escola da rede privada de ensino, localizada no Recife. Por meio do novo ensino médio implementado a partir de 2017, a referida escola adotou o novo sistema de ensino neste ano de 2022, o qual marcou a volta às aulas presenciais após o período de confinamento. Isto potencializou a realização de diversas atividades que culminaram em projetos pertencentes ao itinerário da nova grade curricular, como por exemplo, a disciplina de Meio Ambiente. O projeto foi denominado de ‘Manguebeat na escola’, sendo desenvolvido de maneira interdisciplinar com a professora da disciplina, que também é professora de Física e com o professor da disciplina de Geografia. O projeto foi dividido em três momentos: estudos, planejamento e execução. A turma em questão foi a primeira série do ensino médio, tendo como enfoque principal do projeto a materialização didática de um vídeo teatral onde foi representado Chico Science e sua relação com o Mangue, Ecossistema pertencente à região metropolitana do Recife. O artigo em questão se desenvolve por um viés qualitativo (GIL, 2008) onde buscamos compreender de maneira social e educacional as possibilidades a serem realizadas no novo ensino médio. A caminho de alcançar o objetivo principal, buscou desenvolver um projeto descritivo (TRIVIÑOS, 2008), onde foi possível elencar todos os aspectos culturais e sociais que perpassam a vida de Chico Science e o movimento Manguebeat e a importância deste contexto ser abordado nas salas de aula. Como culminância e conclusão do projeto, a produção do vídeo foi feita com a turma no Marco Zero do Recife, localizado no bairro do Recife Antigo, e posteriormente veiculado para todos e todas da referida escola e aos familiares. Lembrando sempre da proposta principal do projeto, a importância de conhecer e entender a história da sua própria cidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID8612_TB1959_19072022190229.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCAS ANTÔNIO RIBEIRO CARDOSO" "autor_nome_curto" => "LUCAS RIBEIRO" "autor_email" => "lucascardoso18@outlook.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }