A resolução de problemas é um tema de grande dimensão, com muitos significados, alguns obstáculos e controvérsias. E mesmo em áreas como o ensino de matemática onde a resolução de problemas está intrínseca, parece ser necessário assinalar com mais precisão o significado desse campo diante do que se deseja abordar.Para reforçar esse comentário, cabe trazer o que assinala Branca (apud Krulik; Reys, 1997) ao se referir que a expressão resolução de problemas pode significar diferentes coisas para diferentes pessoas ao mesmo tempo e diferentes coisas para as mesmas pessoas em diferentes ocasiões. No caso em pauta, pretende-se investir a estrategia heurística Particularizar Generalizar porposta Polya (2006), Bagazgoitia et. al. (1997) na resolução de problema como metodologia de ensino, a partir da ideia de que o processo de resolução de um problema é tão importante quanto a obtenção de seu resultado. Neste sentido, alguns autores afirmam que os aprendizes obtêm grande proveito na busca da solução de um problema ainda que não obtenha a solução. A estratégia heurística Particularizar Generalizar porposta Polya (2006) que fundamenta-se no raciocínio indutivo de contextos mais complexo e casos particulares, permite apontar uma ideia padrão para solucionar um problema, mediante estrategias inversas.