A identidade de um povo é construída a partir das suas relações com o meio no qual está ambientando. No mesmo espectro a preservação e continuidade da sua identidade cultural está atrelado a capacidade de suas histórias serem preservadas e transmitidas. Dessa maneira o referido trabalho tem como objetivo compreender como o desenvolvimento de jogos educativos digitais colaboram para a o conhecimento, preservação e construção da identidade cultural. Trata-se de uma revisão sistemática da Literatura baseado nas definições de Brohme (2008). A busca foi realizada no portal de Periódicos da Capes, Scientific Electronic Library Online (SCIELO) e por fim o Google Acadêmico onde encontramos uma amostra mais significativa. Inspirado nos estudos de Huizinga (1999) e Caillois (1990) acerca da relação e função dos jogos na estrutura social, que explicitam a estreita relação entre jogo e cultura. Enfoque e interesse para a conceituação dos jogos digital nas dimensões da cultura e sociedade, nos trabalhos de Alves (2016), Santaella (2009), Arruda (2011), Flanagan e Nissenbaum, (2016) e no referente as contribuições cognitivas geradas pela interação com jogos foram referências os trabalhos de Prensky (2012), Johnson (2012) e Singer, (2007). Nesse estudo pode-se questionar e refletir como a memória cultural das pessoas da terceira idade e de outras faixas etárias podem colaborar na criação dos jogos educativos digitais como instrumento para o desenvolvimento de habilidades e competências definidas na Base Nacional Comum Curricular. Um campo de estudo amplo que abre inúmeras possibilidades de análises e pesquisas aprofundadas visando construir um processo que possibilite a compreensão e construção de um caminho para o resgate e preservação da memória cultural através dos jogos educativos digitais.