O ENSINO DOS ESPAÇOS GEOGRAFICOS E A FOTOGRAFIA COMO FERRAMENTA DIDÁTICA
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89161 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2370 "inscrito_id" => 13142 "titulo" => "O ENSINO DOS ESPAÇOS GEOGRAFICOS E A FOTOGRAFIA COMO FERRAMENTA DIDÁTICA" "resumo" => "O ensino da geografia foi por muito tempo apenas descritivo, ao ponto de questionarem sua utilidade, porém na contemporaneidade ela é vista como formadora de cidadões, pois ao ensinar sobre as sociedades e espaços ao seu redor, gera nos alunos o sentimento de pertencimento, e tais características se encontram de forma fundamental no ensino dos espaços geográficos, sendo indicados por autores como (RODRIGUES, 2000) e (CALLAI, 2010) e também pela própria Base Nacional Comum Curricular -BNCC- que estimula um estudo significativo que parte das vivencias das crianças, ou seja, que os estudos dos ambientes, se iniciem em suas casas e bairros e cidades. O referido trabalho traz como uma grande aliada para esse processo, a fotografia, não como enfeite nos livros, mas como ferramenta didática, uma vez sendo de extrema importância que os discentes participem de uma alfabetização visual, por nascerem em um contexto social onde a imagem está em todos os lugares e em suas relações se faz necessário que as vejam de forma crítica e reflexiva, fazendo assim essa interdisciplinaridade. O presente artigo é de cunho bibliográfico e qualitativo, tendo nascido de debates na sala de aula da disciplina de “Geografia: conteúdos e metodologias” do curso de pedagogia da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID13142_TB2370_01122022190215.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CLARA VIANA CORREIA" "autor_nome_curto" => "Clarinha" "autor_email" => "ana.claracv090@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89161 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2370 "inscrito_id" => 13142 "titulo" => "O ENSINO DOS ESPAÇOS GEOGRAFICOS E A FOTOGRAFIA COMO FERRAMENTA DIDÁTICA" "resumo" => "O ensino da geografia foi por muito tempo apenas descritivo, ao ponto de questionarem sua utilidade, porém na contemporaneidade ela é vista como formadora de cidadões, pois ao ensinar sobre as sociedades e espaços ao seu redor, gera nos alunos o sentimento de pertencimento, e tais características se encontram de forma fundamental no ensino dos espaços geográficos, sendo indicados por autores como (RODRIGUES, 2000) e (CALLAI, 2010) e também pela própria Base Nacional Comum Curricular -BNCC- que estimula um estudo significativo que parte das vivencias das crianças, ou seja, que os estudos dos ambientes, se iniciem em suas casas e bairros e cidades. O referido trabalho traz como uma grande aliada para esse processo, a fotografia, não como enfeite nos livros, mas como ferramenta didática, uma vez sendo de extrema importância que os discentes participem de uma alfabetização visual, por nascerem em um contexto social onde a imagem está em todos os lugares e em suas relações se faz necessário que as vejam de forma crítica e reflexiva, fazendo assim essa interdisciplinaridade. O presente artigo é de cunho bibliográfico e qualitativo, tendo nascido de debates na sala de aula da disciplina de “Geografia: conteúdos e metodologias” do curso de pedagogia da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID13142_TB2370_01122022190215.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CLARA VIANA CORREIA" "autor_nome_curto" => "Clarinha" "autor_email" => "ana.claracv090@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }