O ensino da geografia foi por muito tempo apenas descritivo, ao ponto de questionarem sua utilidade, porém na contemporaneidade ela é vista como formadora de cidadões, pois ao ensinar sobre as sociedades e espaços ao seu redor, gera nos alunos o sentimento de pertencimento, e tais características se encontram de forma fundamental no ensino dos espaços geográficos, sendo indicados por autores como (RODRIGUES, 2000) e (CALLAI, 2010) e também pela própria Base Nacional Comum Curricular -BNCC- que estimula um estudo significativo que parte das vivencias das crianças, ou seja, que os estudos dos ambientes, se iniciem em suas casas e bairros e cidades. O referido trabalho traz como uma grande aliada para esse processo, a fotografia, não como enfeite nos livros, mas como ferramenta didática, uma vez sendo de extrema importância que os discentes participem de uma alfabetização visual, por nascerem em um contexto social onde a imagem está em todos os lugares e em suas relações se faz necessário que as vejam de forma crítica e reflexiva, fazendo assim essa interdisciplinaridade. O presente artigo é de cunho bibliográfico e qualitativo, tendo nascido de debates na sala de aula da disciplina de “Geografia: conteúdos e metodologias” do curso de pedagogia da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão.