O Podcast é uma tecnologia que vem se destacando nas últimas décadas, pois apresenta características particulares, como flexibilidade em seus aspectos de produção de conteúdos que promovem a reflexão e interação com temas da sociedade, e em razão disso, possibilidades pedagógicas. Neste contexto, o presente artigo descreve uma experiência interdisciplinar que utilizou o Podcast como potencializador para a alfabetização científica. O projeto foi desenvolvido no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Tocantins campus Paraíso do Tocantins com o auxílio dos professores de Língua Portuguesa e Língua Espanhola. O objetivo da proposta foi o de realizar uma atividade de cunho colaborativo, onde os alunos pudessem praticar a oralidade, neste sentido, buscou-se analisar evidências do desenvolvimento da comunicabilidade e do processo de Alfabetização Científica (AC), a partir dos indicadores de AC nos podcasts elaborados por estudantes do 2º ano do Ensino Médio Integrado. Para tal, o percurso metodológico se deu a partir de uma pesquisa do tipo estudo de caso, de cunho exploratório, utilizando fontes e dados da análise documental, que permitiram compor evidências com base nos textos orais, escritos e midiáticos dos podcasts produzidos. A partir da análise e da experiência vivenciada, os resultados indicaram que o uso de podcasts pode contribuir significativamente para a Alfabetização Científica.