Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DO PAPEL PROFESSOR EM TEMPOS DE PANDEMIA: ENFRENTANDO DESAFIOS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 88932
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 2058
    "inscrito_id" => 14265
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO PAPEL PROFESSOR EM TEMPOS DE PANDEMIA: ENFRENTANDO DESAFIOS"
    "resumo" => "Esta pesquisa surgiu de uma inquietação teórico-prática que foi percebida a partir de uma vivência como voluntária no Centro de Ensino Fundamental Manoel Burgos em que constatamos a insegurança dos professores frente aos desafios que surgiram no contexto educacional com a chegada da pandemia. A pesquisa aborda a importância do papel do professor em tempos de pandemia e os desafios enfrentados, tendo como principal objetivo compreendermos o papel do professor na pandemia e discutir as dificuldades e contribuições deste contexto para as práticas pedagógicas. Para fundamentar a análise deste estudo utilizamos os autores que falam da temática: Silva (2020), Proença (2018), Santos (2020), Senhoras (2020), Garcia (2020). Os autores estudados contribuíram na construção metodológica fundamentada no procedimento qualitativo com investigação dos argumentos dados em entrevistas com os professores dos anos iniciais do Centro de Ensino Fundamental Manoel Burgos no município de Timbiras-MA. A temática em questão nos faz refletir sobre a profissão docente no aspecto da necessidade de visibilidade a profissão, sobretudo a inquietação dos professores referentes a sua formação e ao seu papel na sociedade. Considerando esses aspectos, constatamos que se tem uma necessidade de o município investir na capacitação desses professores para que possam atuar com perfeição, compreendendo que investir em formação profissional é o melhor caminho para melhoria das práticas educacionais. É necessária uma visibilidade a essa indagação no sentido de instigar a presença de professores em cursos de formação que contribuam e valorizem suas vivências e auxiliem em sua formação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID14265_TB2058_01122022135338.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRESSA DE BRITO SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ANDRESSA"
    "autor_email" => "andressasilvaaa23@gmail.c"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 88932
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 2058
    "inscrito_id" => 14265
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO PAPEL PROFESSOR EM TEMPOS DE PANDEMIA: ENFRENTANDO DESAFIOS"
    "resumo" => "Esta pesquisa surgiu de uma inquietação teórico-prática que foi percebida a partir de uma vivência como voluntária no Centro de Ensino Fundamental Manoel Burgos em que constatamos a insegurança dos professores frente aos desafios que surgiram no contexto educacional com a chegada da pandemia. A pesquisa aborda a importância do papel do professor em tempos de pandemia e os desafios enfrentados, tendo como principal objetivo compreendermos o papel do professor na pandemia e discutir as dificuldades e contribuições deste contexto para as práticas pedagógicas. Para fundamentar a análise deste estudo utilizamos os autores que falam da temática: Silva (2020), Proença (2018), Santos (2020), Senhoras (2020), Garcia (2020). Os autores estudados contribuíram na construção metodológica fundamentada no procedimento qualitativo com investigação dos argumentos dados em entrevistas com os professores dos anos iniciais do Centro de Ensino Fundamental Manoel Burgos no município de Timbiras-MA. A temática em questão nos faz refletir sobre a profissão docente no aspecto da necessidade de visibilidade a profissão, sobretudo a inquietação dos professores referentes a sua formação e ao seu papel na sociedade. Considerando esses aspectos, constatamos que se tem uma necessidade de o município investir na capacitação desses professores para que possam atuar com perfeição, compreendendo que investir em formação profissional é o melhor caminho para melhoria das práticas educacionais. É necessária uma visibilidade a essa indagação no sentido de instigar a presença de professores em cursos de formação que contribuam e valorizem suas vivências e auxiliem em sua formação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID14265_TB2058_01122022135338.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRESSA DE BRITO SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ANDRESSA"
    "autor_email" => "andressasilvaaa23@gmail.c"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Esta pesquisa surgiu de uma inquietação teórico-prática que foi percebida a partir de uma vivência como voluntária no Centro de Ensino Fundamental Manoel Burgos em que constatamos a insegurança dos professores frente aos desafios que surgiram no contexto educacional com a chegada da pandemia. A pesquisa aborda a importância do papel do professor em tempos de pandemia e os desafios enfrentados, tendo como principal objetivo compreendermos o papel do professor na pandemia e discutir as dificuldades e contribuições deste contexto para as práticas pedagógicas. Para fundamentar a análise deste estudo utilizamos os autores que falam da temática: Silva (2020), Proença (2018), Santos (2020), Senhoras (2020), Garcia (2020). Os autores estudados contribuíram na construção metodológica fundamentada no procedimento qualitativo com investigação dos argumentos dados em entrevistas com os professores dos anos iniciais do Centro de Ensino Fundamental Manoel Burgos no município de Timbiras-MA. A temática em questão nos faz refletir sobre a profissão docente no aspecto da necessidade de visibilidade a profissão, sobretudo a inquietação dos professores referentes a sua formação e ao seu papel na sociedade. Considerando esses aspectos, constatamos que se tem uma necessidade de o município investir na capacitação desses professores para que possam atuar com perfeição, compreendendo que investir em formação profissional é o melhor caminho para melhoria das práticas educacionais. É necessária uma visibilidade a essa indagação no sentido de instigar a presença de professores em cursos de formação que contribuam e valorizem suas vivências e auxiliem em sua formação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.