QUEM CONTA UM CONTO AUMENTA UM PONTO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 90365 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3972 "inscrito_id" => 16804 "titulo" => "QUEM CONTA UM CONTO AUMENTA UM PONTO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "O ensino de língua espanhola é algo, relativamente, novo nas escolas brasileiras assim há necessidade de fazer com que nosso alunado sinta-se motivado a interessar-se pelo aprendizado da língua estrangeira em questão. Na concepção de Espinet (1997) a motivação é um processo complexo que possui diversos componentes, dos quais destaca impulso pessoal, necessidade de êxito e progresso, curiosidade, desejos de novas experiências, todavia o professor, apesar de ser um dos motivadores, não é de todo responsável. Os pais, amigos, companheiros de sala, os recursos da escola, a necessidade, tudo pode ser motivador. Para tanto, nesse artigo relataremos a experiência de um projeto em uma sala do oitavo ano da Rede de ensino estadual da Paraíba, em que o conto é trabalhado como elemento motivador para o aprendizado de outra língua, a espanhola, de maneira interdisciplinar, envolvendo outros campos de conhecimento como a matemática, as artes e a própria língua portuguesa. Para tanto nos utilizamos como aporte literário base um conto de Cristina de la Concha “Historia de una perdida” e como apoio, também literário, contos com uma perspectiva enigmática – bem como o conto de Cristina – de Bolaños, Connan Doyle, Edgar Allan Poe e Agatha Christie. Assim, delineamos nosso projeto entre leituras, releituras, retextualizações e como culminância a produção de exposições com os trabalhos realizados e lançamento do livro com os contos por eles escritos. Cabe destacar que em relação a língua estrangeira, o objetivo principal foi o desenvolvimento do interesse por ela, e a melhoria da leitura no idioma meta." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD4_ID16804_TB3972_31082022230631.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANNA PAULA AIRES DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "ANNA AIRES" "autor_email" => "anna.souza1@professor.pb." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 90365 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3972 "inscrito_id" => 16804 "titulo" => "QUEM CONTA UM CONTO AUMENTA UM PONTO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "O ensino de língua espanhola é algo, relativamente, novo nas escolas brasileiras assim há necessidade de fazer com que nosso alunado sinta-se motivado a interessar-se pelo aprendizado da língua estrangeira em questão. Na concepção de Espinet (1997) a motivação é um processo complexo que possui diversos componentes, dos quais destaca impulso pessoal, necessidade de êxito e progresso, curiosidade, desejos de novas experiências, todavia o professor, apesar de ser um dos motivadores, não é de todo responsável. Os pais, amigos, companheiros de sala, os recursos da escola, a necessidade, tudo pode ser motivador. Para tanto, nesse artigo relataremos a experiência de um projeto em uma sala do oitavo ano da Rede de ensino estadual da Paraíba, em que o conto é trabalhado como elemento motivador para o aprendizado de outra língua, a espanhola, de maneira interdisciplinar, envolvendo outros campos de conhecimento como a matemática, as artes e a própria língua portuguesa. Para tanto nos utilizamos como aporte literário base um conto de Cristina de la Concha “Historia de una perdida” e como apoio, também literário, contos com uma perspectiva enigmática – bem como o conto de Cristina – de Bolaños, Connan Doyle, Edgar Allan Poe e Agatha Christie. Assim, delineamos nosso projeto entre leituras, releituras, retextualizações e como culminância a produção de exposições com os trabalhos realizados e lançamento do livro com os contos por eles escritos. Cabe destacar que em relação a língua estrangeira, o objetivo principal foi o desenvolvimento do interesse por ela, e a melhoria da leitura no idioma meta." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD4_ID16804_TB3972_31082022230631.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANNA PAULA AIRES DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "ANNA AIRES" "autor_email" => "anna.souza1@professor.pb." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }