Esse artigo tem origem a partir de discussões junto ao Grupo de Pesquisa Educação Matemática, Colaboração e Contemporaneidade – GPMATCC e tem por objetivo, realizar uma cartografia de pesquisas brasileiras publicadas no século XXI, que abordam a oferta de educação em espaços de privação de liberdade. A partir de inspirações nos estudos cartográficos propostos por Kastrup, bem como no conceito de relações de poder propostos por Foucault, primeiramente buscamos os trabalhos no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes, focando nas temáticas educacionais em espaços de privação de liberdade. Posteriormente, analisamos as pesquisas relacionadas: à Educação Matemática; aquelas que continham como referencial teórico as obras e/ou pensamentos de Foucault; e aquelas que possuíam as duas temáticas anteriores. A constituição federal brasileira assegura a todos o direito a uma educação de qualidade e gratuita, e considerando que centenas de milhares de brasileiros fazem uso desse direito em sistemas de privação de liberdade, entendemos que os dados desta pesquisa revelam-se pertinentes, visto que não somente evidencia os focos das pesquisas realizadas nesse ambiente, mas também possibilita identificar lacunas ainda não preenchidas. Como principais resultados identificamos nesse universo, 248 trabalhos relacionados à Educação, sendo que destes, 12 são relacionados à Educação Matemática, 36 referem-se em alguma medida a Foucault e apenas 4 tratam de temáticas voltadas a Educação Matemática e aos estudos de Foucault. Destaca-se ainda que, referindo-se aos 4 trabalhos mencionadas anteriormente, nenhum teve como foco o currículo de matemática, o Projeto Político Pedagógico, bem como, questões voltadas à formação de professores. Desta forma, entendemos que este estudo possibilita ampliar as reflexões sobre o ensino e a aprendizagem de matemática para os sujeitos privados de liberdade, à medida que esta cartografia abre espaços sobre um território ainda pouco conhecido, permitindo ao pesquisador compreender/identificar de que modo é possível compor com ele.