Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM ESPAÇOS DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE: UMA CARTOGRAFIA DE TESES E DISSERTAÇÕES BRASILEIRAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 89938
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 3304
    "inscrito_id" => 14872
    "titulo" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM ESPAÇOS DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE: UMA CARTOGRAFIA DE TESES E DISSERTAÇÕES BRASILEIRAS"
    "resumo" => "Esse artigo tem origem a partir de discussões junto ao Grupo de Pesquisa Educação Matemática, Colaboração e Contemporaneidade – GPMATCC e tem por objetivo, realizar uma cartografia de pesquisas brasileiras publicadas no século XXI, que abordam a oferta de educação em espaços de privação de liberdade. A partir de inspirações nos estudos cartográficos propostos por Kastrup, bem como no conceito de relações de poder propostos por Foucault, primeiramente buscamos os trabalhos no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes, focando nas temáticas educacionais em espaços de privação de liberdade. Posteriormente, analisamos as pesquisas relacionadas: à Educação Matemática; aquelas que continham como referencial teórico as obras e/ou pensamentos de Foucault; e aquelas que possuíam as duas temáticas anteriores. A constituição federal brasileira assegura a todos o direito a uma educação de qualidade e gratuita, e considerando que centenas de milhares de brasileiros fazem uso desse direito em sistemas de privação de liberdade, entendemos que os dados desta pesquisa revelam-se pertinentes, visto que não somente evidencia os focos das pesquisas realizadas nesse ambiente, mas também possibilita identificar lacunas ainda não preenchidas. Como principais resultados identificamos nesse universo, 248 trabalhos relacionados à Educação, sendo que destes, 12 são relacionados à Educação Matemática, 36 referem-se em alguma medida a Foucault e apenas 4 tratam de temáticas voltadas a Educação Matemática e aos estudos de Foucault. Destaca-se ainda que, referindo-se aos 4 trabalhos mencionadas anteriormente, nenhum teve como foco o currículo de matemática, o Projeto Político Pedagógico, bem como, questões voltadas à formação de professores. Desta forma, entendemos que este estudo possibilita ampliar as reflexões sobre o ensino e a aprendizagem de matemática para os sujeitos privados de liberdade, à medida que esta cartografia abre espaços sobre um território ainda pouco conhecido, permitindo ao pesquisador compreender/identificar de que modo é possível compor com ele."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID14872_TB3304_05122022231144.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANUBIO ANGELICO"
    "autor_nome_curto" => "DANUBIO ANGELIC"
    "autor_email" => "danubiosantiago@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 89938
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 3304
    "inscrito_id" => 14872
    "titulo" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM ESPAÇOS DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE: UMA CARTOGRAFIA DE TESES E DISSERTAÇÕES BRASILEIRAS"
    "resumo" => "Esse artigo tem origem a partir de discussões junto ao Grupo de Pesquisa Educação Matemática, Colaboração e Contemporaneidade – GPMATCC e tem por objetivo, realizar uma cartografia de pesquisas brasileiras publicadas no século XXI, que abordam a oferta de educação em espaços de privação de liberdade. A partir de inspirações nos estudos cartográficos propostos por Kastrup, bem como no conceito de relações de poder propostos por Foucault, primeiramente buscamos os trabalhos no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes, focando nas temáticas educacionais em espaços de privação de liberdade. Posteriormente, analisamos as pesquisas relacionadas: à Educação Matemática; aquelas que continham como referencial teórico as obras e/ou pensamentos de Foucault; e aquelas que possuíam as duas temáticas anteriores. A constituição federal brasileira assegura a todos o direito a uma educação de qualidade e gratuita, e considerando que centenas de milhares de brasileiros fazem uso desse direito em sistemas de privação de liberdade, entendemos que os dados desta pesquisa revelam-se pertinentes, visto que não somente evidencia os focos das pesquisas realizadas nesse ambiente, mas também possibilita identificar lacunas ainda não preenchidas. Como principais resultados identificamos nesse universo, 248 trabalhos relacionados à Educação, sendo que destes, 12 são relacionados à Educação Matemática, 36 referem-se em alguma medida a Foucault e apenas 4 tratam de temáticas voltadas a Educação Matemática e aos estudos de Foucault. Destaca-se ainda que, referindo-se aos 4 trabalhos mencionadas anteriormente, nenhum teve como foco o currículo de matemática, o Projeto Político Pedagógico, bem como, questões voltadas à formação de professores. Desta forma, entendemos que este estudo possibilita ampliar as reflexões sobre o ensino e a aprendizagem de matemática para os sujeitos privados de liberdade, à medida que esta cartografia abre espaços sobre um território ainda pouco conhecido, permitindo ao pesquisador compreender/identificar de que modo é possível compor com ele."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID14872_TB3304_05122022231144.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANUBIO ANGELICO"
    "autor_nome_curto" => "DANUBIO ANGELIC"
    "autor_email" => "danubiosantiago@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Esse artigo tem origem a partir de discussões junto ao Grupo de Pesquisa Educação Matemática, Colaboração e Contemporaneidade – GPMATCC e tem por objetivo, realizar uma cartografia de pesquisas brasileiras publicadas no século XXI, que abordam a oferta de educação em espaços de privação de liberdade. A partir de inspirações nos estudos cartográficos propostos por Kastrup, bem como no conceito de relações de poder propostos por Foucault, primeiramente buscamos os trabalhos no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes, focando nas temáticas educacionais em espaços de privação de liberdade. Posteriormente, analisamos as pesquisas relacionadas: à Educação Matemática; aquelas que continham como referencial teórico as obras e/ou pensamentos de Foucault; e aquelas que possuíam as duas temáticas anteriores. A constituição federal brasileira assegura a todos o direito a uma educação de qualidade e gratuita, e considerando que centenas de milhares de brasileiros fazem uso desse direito em sistemas de privação de liberdade, entendemos que os dados desta pesquisa revelam-se pertinentes, visto que não somente evidencia os focos das pesquisas realizadas nesse ambiente, mas também possibilita identificar lacunas ainda não preenchidas. Como principais resultados identificamos nesse universo, 248 trabalhos relacionados à Educação, sendo que destes, 12 são relacionados à Educação Matemática, 36 referem-se em alguma medida a Foucault e apenas 4 tratam de temáticas voltadas a Educação Matemática e aos estudos de Foucault. Destaca-se ainda que, referindo-se aos 4 trabalhos mencionadas anteriormente, nenhum teve como foco o currículo de matemática, o Projeto Político Pedagógico, bem como, questões voltadas à formação de professores. Desta forma, entendemos que este estudo possibilita ampliar as reflexões sobre o ensino e a aprendizagem de matemática para os sujeitos privados de liberdade, à medida que esta cartografia abre espaços sobre um território ainda pouco conhecido, permitindo ao pesquisador compreender/identificar de que modo é possível compor com ele.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.