Este trabalho tem como objetivo falar sobre o contexto em que a Geografia surgiu, e os desafios que o professor de Educação Básica dos Anos Iniciais, enfrenta ao lecionar e tentar realizar a colaboração entre o ensino entre as disciplinas, uma vez que o estudo geográfico não se limita apenas a mapas e relevos. Esse componente curricular ainda é tido como “fácil” e “maleável”, que se pode aprender decorando conteúdo. Do mesmo modo, é relatado o surgimento em que se deu a estratégia interdisciplinar, que serve para interligar matérias e seus conhecimentos, e de que maneira ela pode agregar ao ensino de geografia. Esta que esteve presente na sociedade desde os primórdios, e como ciência, visa mostrar a realidade do aluno, e instigá-lo a ir em busca de conhecimento, para uma concepção de mundo. É feito apontamentos dos desafios e dificuldades impostas pelo caminho do educador e transmissão de conhecimento. Encarregar-se da tarefa interdisciplinar, pode parecer difícil, porém, quando se tem em mente, o objetivo de educar com responsabilidade, com amor e com respeito a quem será repassado o conhecimento, o obstáculo pode ser ultrapassado. O presente artigo, foi concebido através de pesquisa bibliográfica, e debates em sala de aula, tendo como embasamento teórico as obras de (CAVALCANTI, 2010), (FAZENDA,1979) e (GUIMARÃES,2008).