A prática docente permeia diferentes campos no que se diz respeito ao ensino e aprendizagem. As adversidades durante o processo de formação escolar se tornam recorrentes deixando o docente em um estreito dilema: Como deixar suas práticas mais atrativas, a ponto de despertar o interesse de seus alunos fazendo acontecer a relação ensino-aprendizagem de forma harmoniosa? Nessa perspectiva, diante da pandemia de COVID-19, o sistema educacional foi um dos que sofreu significativos desafios quanto a sua garantia, diante de um cenário de grande impacto mundial. Entretanto, como forma de resistência ao momento, passa a ser mediado totalmente por ferramentas tecnológicas. Desta forma, algumas instituições de ensino adotaram diferentes plataformas digitais como mecanismo para a oferta do ensino, buscando adaptar a uma nova realidade educacional, mesmo que não pudessem estar de maneira presencial no ambiente escolar, tornando a discussão acerca de aulas atrativas mais recorrente. Sob esse viés, buscou-se delinear as discussões diante de narrativas como dos autores Pinto e Tavares (2010), Santos e Santos (2014), Araujo e Vilaça (2016) e Paulo Freire (2007) que trata dos aspectos lúdicos e tecnológicos como apoio didático pedagógico. Nesse contexto, o presente relato visa descrever uma atividade didática mediada por recurso tecnológico on-line desenvolvida em uma turma com aproximadamente 16 alunos, no qual observa-se a pouca participação e interesse dos alunos em virtude da prevalência de aulas tradicionais, marcada pela apresentação dos conteúdos em slides e indicação das atividades do livro a ser descrita e contestada. A atividade desenvolvida contribuiu de forma positiva, uma vez que permitiu a viabilização de novos cenários, gerando a curiosidade dos alunos que teve como resultado a participação e interação aproximando o educando ainda mais do ambiente escolar.