Desde a antiguidade, os físicos e químicos alteraram a maneira como o método científico era realizado, inserindo a experimentação como uma das principais etapas. Dessa forma, os próprios pesquisadores passaram a dar uma importância muito grande à experimentação, pois segundo os mesmos, é uma das ferramentas que mais facilitam o ensino-aprendizagem dos alunos na disciplina de química, assim como também que alguma hipótese só pode ser considerada verdadeira, a partir da experimentação para comprová-la. Levando em consideração a importância que essa ferramenta tem, esse trabalho tem como objetivo principal identificar a importância de aulas experimentais como alternativa de uma aprendizagem melhor na disciplina de química para os alunos de escolas públicas estaduais da Paraíba. A pesquisa foi desenvolvida com três séries do ensino médio e a metodologia adotada para obtenção dos resultados foi a utilização de um questionário aplicado aos alunos de três escolas estaduais do município de Campina Grande, onde os alunos exibiram suas opiniões sobre o tema tratado. A partir dos resultados obtidos, constatou-se que os alunos consideram a experimentação como uma ferramenta facilitadora para o ensino de química e que a partir da mesma pode-se relacionar a química com o cotidiano. Portanto, a experimentação no ensino de química, é de essencial importância para uma aprendizagem qualificativa, pois a mesma desperta um forte interesse nos alunos, dando aos educandos a habilidade de reconhecer que a química está relacionada e presente em seu cotidiano, sendo uma das ferramentas indispensáveis para o processo de ensino-aprendizagem na disciplina de Química.