A IMPORTÂNCIA DE AULAS PRÁTICAS NO ENSINO DE QUÍMICA
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89360 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2628 "inscrito_id" => 9525 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DE AULAS PRÁTICAS NO ENSINO DE QUÍMICA" "resumo" => "Desde a antiguidade, os físicos e químicos alteraram a maneira como o método científico era realizado, inserindo a experimentação como uma das principais etapas. Dessa forma, os próprios pesquisadores passaram a dar uma importância muito grande à experimentação, pois segundo os mesmos, é uma das ferramentas que mais facilitam o ensino-aprendizagem dos alunos na disciplina de química, assim como também que alguma hipótese só pode ser considerada verdadeira, a partir da experimentação para comprová-la. Levando em consideração a importância que essa ferramenta tem, esse trabalho tem como objetivo principal identificar a importância de aulas experimentais como alternativa de uma aprendizagem melhor na disciplina de química para os alunos de escolas públicas estaduais da Paraíba. A pesquisa foi desenvolvida com três séries do ensino médio e a metodologia adotada para obtenção dos resultados foi a utilização de um questionário aplicado aos alunos de três escolas estaduais do município de Campina Grande, onde os alunos exibiram suas opiniões sobre o tema tratado. A partir dos resultados obtidos, constatou-se que os alunos consideram a experimentação como uma ferramenta facilitadora para o ensino de química e que a partir da mesma pode-se relacionar a química com o cotidiano. Portanto, a experimentação no ensino de química, é de essencial importância para uma aprendizagem qualificativa, pois a mesma desperta um forte interesse nos alunos, dando aos educandos a habilidade de reconhecer que a química está relacionada e presente em seu cotidiano, sendo uma das ferramentas indispensáveis para o processo de ensino-aprendizagem na disciplina de Química." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID9525_TB2628_08082022155408.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA MARIA GONÇALVES DUARTE" "autor_nome_curto" => "ANA" "autor_email" => "ana.duartemendonca@gmail." "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89360 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2628 "inscrito_id" => 9525 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DE AULAS PRÁTICAS NO ENSINO DE QUÍMICA" "resumo" => "Desde a antiguidade, os físicos e químicos alteraram a maneira como o método científico era realizado, inserindo a experimentação como uma das principais etapas. Dessa forma, os próprios pesquisadores passaram a dar uma importância muito grande à experimentação, pois segundo os mesmos, é uma das ferramentas que mais facilitam o ensino-aprendizagem dos alunos na disciplina de química, assim como também que alguma hipótese só pode ser considerada verdadeira, a partir da experimentação para comprová-la. Levando em consideração a importância que essa ferramenta tem, esse trabalho tem como objetivo principal identificar a importância de aulas experimentais como alternativa de uma aprendizagem melhor na disciplina de química para os alunos de escolas públicas estaduais da Paraíba. A pesquisa foi desenvolvida com três séries do ensino médio e a metodologia adotada para obtenção dos resultados foi a utilização de um questionário aplicado aos alunos de três escolas estaduais do município de Campina Grande, onde os alunos exibiram suas opiniões sobre o tema tratado. A partir dos resultados obtidos, constatou-se que os alunos consideram a experimentação como uma ferramenta facilitadora para o ensino de química e que a partir da mesma pode-se relacionar a química com o cotidiano. Portanto, a experimentação no ensino de química, é de essencial importância para uma aprendizagem qualificativa, pois a mesma desperta um forte interesse nos alunos, dando aos educandos a habilidade de reconhecer que a química está relacionada e presente em seu cotidiano, sendo uma das ferramentas indispensáveis para o processo de ensino-aprendizagem na disciplina de Química." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID9525_TB2628_08082022155408.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA MARIA GONÇALVES DUARTE" "autor_nome_curto" => "ANA" "autor_email" => "ana.duartemendonca@gmail." "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }