O presente artigo discorre sobre a importância do bom relacionamento entre família e escola para efetivo desempenho dos estudantes, percebendo-se que a harmonia faz necessária para que ambas conheçam suas realidades e construam coletivamente uma relação de diálogo mútuo, buscando meios para que se concretize em parceria, apesar das dificuldades e diversidades que as envolvem. O estreitamento da referida relação deve também se adequar às novas estruturas familiares, para que não causem conflitos no que tange à formação humana e social dos indivíduos inseridos no processo de ensino-aprendizagem. Desta forma, família e escola juntas poderão contribuir efetivamente na formação integral de cidadãos capazes de acompanhar as transformações sociais, dentro do contexto das relações interpessoais de forma humanizada, oportunizando aos mesmos assumirem posturas diferenciadas para a ruptura de paradigmas. A metodologia utilizada para a produção deste artigo foi a de pesquisa de campo, entrevistas e pesquisa bibliográfica, fundamentada por diversos autores renomados, dentre eles Szymanzki (2003),Piaget (2007), Freire(1997), Castro e Rigattieri (2009), Oliveira (2002). Diante do panorama atual das relações família e a escola, tem-se o desafio de realizar novas pesquisas e contribuir para transformar esta relação por meio da valorização dos aspectos positivos relacionados ao processo educativo. A pesquisa apontou como resultado o fortalecimento dessa parceria família e escola, melhorando a convivência e estabelecendo dessa forma uma relação contínua , de empatia e aceitação da diferença como valor humano.