JESUS, Francinilda Da Rocha De et al.. . Anais VIII CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2022. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/90192>. Acesso em: 23/12/2024 09:13
A formação de memórias escolares de um estudante é um tanto complexa em função de suas vivências em diversos ambientes escolares relacionadas a diferentes práticas pedagógicas vivenciadas ao longo do tempo. Consequentemente, haverá uma construção de recordações com diferentes perspectivas, que podem ser consideradas como positivas ou negativas no que se refere a sua construção de identidade pessoal. Por conseguinte, convém analisar que as pessoas são dotadas de influências e inspirações, que refletem ativamente nas relações interpessoais e nas representações que o professor e aluno fazem de si e do outro, espelhando em suas relações e moldando a construção de sua identidade pessoal e profissional. Partindo desse viés, o presente trabalho visa relatar e discutir memórias vivenciadas durante o processo escolar que marcaram a vida dos autores e como estas podem influenciar na formação como futuros profissionais, buscando refletir sobre as práticas docentes, a estrutura escolar, o apoio familiar e as relações de tratamento humanizado, e como estas refletem na construção de sua identidade docente. Dada a investigação teórica levantada, o reconhecimento do passado é um exercício de reflexão e autoconhecimento de forma a reinterpretá-lo e ressignificar no presente, para que seja possível a construção de novos aprendizados frente a consolidação das experiências do passado. Considera-se compreensível que a construção de memórias faz conexões quanto ao posicionamento profissional