O presente trabalho trata sobre a ação docente desenvolvida durante a regência do SubprojetoBiologia no Programa Residência Pedagógica (PRP) da Universidade Regional do Cariri URCA/CAPES, edital 2020/2022.Tem como objetivo relataras estratégias,os desafios e as possibilidades enfrentadas pelos residentes durante a regência realizada de forma remota. O trabalho caracteriza-se como sendo um relato de experiência, de cunho qualitativo, desenvolvidona E.E.M.T.I. Presidente Geisel, no período de fevereiro e março de 2021, na cidade de Juazeiro do Norte, Ceará, junto às turmas de 3º anos, “A” e “B” do ensino médio. Sobre asestratégias pedagógicas desenvolvidasdurante a regência, ressalta-se que as mesmas foram utilizadas com o objetivo de potencializar os encontros síncronos, de forma a torná-los mais interativos a partir da utilização de plataformas digitais como o Padlet, Mentimeter,PowerPoint, YouTube, vídeos, slides temáticos, materiais jornalísticos, animações e utilização de Objetos Virtuais de Aprendizagem (OVAs). Sobre os desafios enfrentadosdurante a regência, destacam-se a falta de equipamento tecnológico compatíveis com as plataformas utilizadas,instabilidade e/ou a falta de internet para os professores, residentes e alunos, pouca interação entreos estudantes, baixa frequência e assiduidade nas aulas, ambiente doméstico inapropriado, barulho, computadores e/ou celulares com pouca capacidade de armazenamento.Considera-se esta experiência como sendo de grande significância para a formação inicial docente, pois a partir da mesma, pode-se entender a realidade do ensino público a partir do ambiente remoto, assim como os desafios de ordenstecnológicas, técnicos, metodológicos e emocionais. No entanto, a utilização dasplataformas digitais e aplicativos, minimizaram os desafios e contribuíram para a aprendizagem dos estudantes.