PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA - SUBPROJETO BIOLOGIA: ESTRATÉGIAS, DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA REGÊNCIA REMOTA
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 90157 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3572 "inscrito_id" => 13021 "titulo" => "PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA - SUBPROJETO BIOLOGIA: ESTRATÉGIAS, DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA REGÊNCIA REMOTA" "resumo" => "O presente trabalho trata sobre a ação docente desenvolvida durante a regência do SubprojetoBiologia no Programa Residência Pedagógica (PRP) da Universidade Regional do Cariri URCA/CAPES, edital 2020/2022.Tem como objetivo relataras estratégias,os desafios e as possibilidades enfrentadas pelos residentes durante a regência realizada de forma remota. O trabalho caracteriza-se como sendo um relato de experiência, de cunho qualitativo, desenvolvidona E.E.M.T.I. Presidente Geisel, no período de fevereiro e março de 2021, na cidade de Juazeiro do Norte, Ceará, junto às turmas de 3º anos, “A” e “B” do ensino médio. Sobre asestratégias pedagógicas desenvolvidasdurante a regência, ressalta-se que as mesmas foram utilizadas com o objetivo de potencializar os encontros síncronos, de forma a torná-los mais interativos a partir da utilização de plataformas digitais como o Padlet, Mentimeter,PowerPoint, YouTube, vídeos, slides temáticos, materiais jornalísticos, animações e utilização de Objetos Virtuais de Aprendizagem (OVAs). Sobre os desafios enfrentadosdurante a regência, destacam-se a falta de equipamento tecnológico compatíveis com as plataformas utilizadas,instabilidade e/ou a falta de internet para os professores, residentes e alunos, pouca interação entreos estudantes, baixa frequência e assiduidade nas aulas, ambiente doméstico inapropriado, barulho, computadores e/ou celulares com pouca capacidade de armazenamento.Considera-se esta experiência como sendo de grande significância para a formação inicial docente, pois a partir da mesma, pode-se entender a realidade do ensino público a partir do ambiente remoto, assim como os desafios de ordenstecnológicas, técnicos, metodológicos e emocionais. No entanto, a utilização dasplataformas digitais e aplicativos, minimizaram os desafios e contribuíram para a aprendizagem dos estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID13021_TB3572_25112022233226.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENATA MARIA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Renatha" "autor_email" => "renathamaria.s98@gmail.co" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 90157 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3572 "inscrito_id" => 13021 "titulo" => "PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA - SUBPROJETO BIOLOGIA: ESTRATÉGIAS, DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA REGÊNCIA REMOTA" "resumo" => "O presente trabalho trata sobre a ação docente desenvolvida durante a regência do SubprojetoBiologia no Programa Residência Pedagógica (PRP) da Universidade Regional do Cariri URCA/CAPES, edital 2020/2022.Tem como objetivo relataras estratégias,os desafios e as possibilidades enfrentadas pelos residentes durante a regência realizada de forma remota. O trabalho caracteriza-se como sendo um relato de experiência, de cunho qualitativo, desenvolvidona E.E.M.T.I. Presidente Geisel, no período de fevereiro e março de 2021, na cidade de Juazeiro do Norte, Ceará, junto às turmas de 3º anos, “A” e “B” do ensino médio. Sobre asestratégias pedagógicas desenvolvidasdurante a regência, ressalta-se que as mesmas foram utilizadas com o objetivo de potencializar os encontros síncronos, de forma a torná-los mais interativos a partir da utilização de plataformas digitais como o Padlet, Mentimeter,PowerPoint, YouTube, vídeos, slides temáticos, materiais jornalísticos, animações e utilização de Objetos Virtuais de Aprendizagem (OVAs). Sobre os desafios enfrentadosdurante a regência, destacam-se a falta de equipamento tecnológico compatíveis com as plataformas utilizadas,instabilidade e/ou a falta de internet para os professores, residentes e alunos, pouca interação entreos estudantes, baixa frequência e assiduidade nas aulas, ambiente doméstico inapropriado, barulho, computadores e/ou celulares com pouca capacidade de armazenamento.Considera-se esta experiência como sendo de grande significância para a formação inicial docente, pois a partir da mesma, pode-se entender a realidade do ensino público a partir do ambiente remoto, assim como os desafios de ordenstecnológicas, técnicos, metodológicos e emocionais. No entanto, a utilização dasplataformas digitais e aplicativos, minimizaram os desafios e contribuíram para a aprendizagem dos estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID13021_TB3572_25112022233226.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENATA MARIA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Renatha" "autor_email" => "renathamaria.s98@gmail.co" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }