O presente artigo tem por objetivo apresentar as ações realizadas no Ceará através das políticas públicas para garantia da aprendizagem dos alunos no contexto da pandemia da COVID 19. Sabemos que as políticas públicas são suportes essenciais para garantir a sociedade direitos previstos na Constituição Federal. Compõem-se a metodologia, a observação, a formação, o acompanhamento, por meio da realização de ações e projetos, estabelecidos pela Secretaria de Educação do Estado do Ceará – SEDUC, para viabilizar a garantia do direito à aprendizagem dos nossos jovens estudantes, fortalecendo assim, a busca da equidade, através de um trabalho coletivo, dinâmico e com objetivos bem definidos. Nosso trabalho está pautado nos estudos de ZABALA (1998), VASCONCELLOS (2002); ASTRO, TUCUNDUVA E ARNS (2008); CERVI (2008); LUCKESI (2005); ARROYO (2012), entre outros teóricos. Diante das análises realizadas, podemos verificar que a escola, consegue trabalhar as ações e projetos, mesmo em meio a tantos desafios, principalmente, a pandemia da COVID 19. A escola buscou fortalecer a comunidade escolar, fortalecendo as diferentes metodologias e estratégias dos professores, que fizeram a diferença na vida dos estudantes, pois realizaram um trabalho efetivo e inovador, durante esse período, através do ensino remoto. Portanto, espera-se que esse trabalho possa contribuir para que os educadores possam ressignificar suas estratégias e metodologias no espaço escolar.