Este trabalho tem como principal objetivo investigar as práticas pedagógicas inovadoras em sala de aula, bem como identificar as dificuldades dos docentes que atuam na educação infantil e no ensino fundamental dos anos iniciais da rede pública e privada da região metropolitana de Recife e os novos desafios vivenciados pelos mesmos na sua prática de ensino. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa qualitativa descritiva com estes professores, no intuito de registrar, analisar e correlacionar fatos ou fenômenos dos significados que os participantes dão a sua metodologia de ensino e os confrontos de sua realidade no contexto atual.Identificamos as principais questões diante dos desafios na aprendizagem contestadora contemporânea. Demandando de uma análise a temática, a fim de garantir um novo olhar diante da modificação de ideia tornando o aluno um ser mais ativo na aquisição de conhecimento.Diante dos dados coletados,percebemos que são muitos os desafios a serem enfrentados, contudo é imprescindível sempre buscar por novos métodos que façam valer o ensino que está sendo aplicado nesse contexto atual, todavia fica mais evidente que sua formação exige que o mesmo esteja atualizado e suscetível a novas estratégias.Observamos que houve a necessidade de estar unindo sempre teoria a prática procurando inovações e metodologias que tornem o aprendizado mais construtivo consequentemente trazendo um resultado satisfatório.