Esta escrita consiste em um relato de experiência referente a prática pedagógica relacionada à disciplina de educação física no contexto de jovens e adultos do curso integrado em agropecuária do instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – Campus Castanhal. Apresenta como objetivo compartilhar os elementos norteadores da prática pedagógica considerando a educação física para as turmas de jovens e adultos do IFPA castanhal. As trilhas metodológicas foram estruturadas a partir das tessituras teóricas: Charlot (2000), Brandão (2002), Brandão (2010); Darido (2005); Bregolato (2007), Coletivo de Autores (2009) e Freire (2014). Diante desse contexto a proposta desta escrita apresenta um alcance transformador sobre a compreensão da educação física, evidenciando o seu papel social, cultural, educacional, econômico e político contribuindo não somente para a formação humana como também profissional. As construções docentes perpassaram por processos pertinentes: como aproximação com as turmas de jovens e adultos, posteriormente a busca pelos diálogos e vivências que pudessem interagir com os saberes próprios dos sujeitos envolvidos. Outro elemento importante diz respeito a condução da disciplina estruturada na organização do tempo escola e tempo comunidade, onde os estudantes apresentam um calendário letivo especifico. Assim acontecem as aproximações com o contexto da comunidade, traçando para além da apropriação do conteúdo, a compreensão das identidades de movimento e relações sócio culturais envolvidas nas práticas corporais. Essa perspectiva vive uma dinâmica de interação constante com as trajetórias de vidas e comunitárias, onde a formação também está envolvida pela expectativas daqueles que compartilham das mesmas realidades. Dessa forma, a prática pedagógica da educação física é despertada para romper fronteiras conteúdistas, adentrando em novos percursos formativos, os quais exigem processos críticos reflexivos e transformadores.