RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DE RESIDENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFMA DE CODÓ-MA.
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89365 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2633 "inscrito_id" => 12604 "titulo" => "RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DE RESIDENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFMA DE CODÓ-MA." "resumo" => "O trabalho apresenta o relato de experiência de residentes que participaram do Programa Residência Pedagógica do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão, Campus Codó. O subprojeto denominado LETRAR com duração de 18 meses organizado em três módulos e cada módulo com 6 meses. As atividades começaram em novembro de 2020 e encerram em abril de 2022. A pesquisa é qualitativa e descritiva. Nisso as estratégias utilizadas para o desenvolvimento das atividades de alfabetização e letramento foram realizadas através de recursos digitais, com materiais disponíveis online tais como livros infantis, músicas da preferência dos estudantes e vídeos produzidos e editados no aplicativos gratuitos kinemaster,Inshot, Canva e VideoShow. Os teóricos e documentos oficiais da educação brasileira usados para estudos e preparação das atividades foram: BNCC (2018), Cassiano (2018), De Souza (2021), Gonçalves (2021), Leite (2012), Mazzurana (2012), Oliveira (2010), Pereira (2010), Skalski (2010), Soares (2004) e Vieira (2010).Entendemos que foi uma experiência desafiadora, principalmente por não termos esse contato presencialmente com as crianças dificulta conhecê-la mais e certos momentos refletimos a respeito de quais os recursos pedagógicos que são melhores para o aprendizado dos estudantes participantes e de construir essa relação entre professor e aluno. Entendemos que a participação no projeto LETRAR foi algo único no momento em que o mundo passou por profundas mudanças por causa da pandemia do covid-19.Com isso, podemos perceber que conseguiram contribui para o processo de alfabetização das duas crianças ainda não alfabetizadas do 3º e 5º ano do ensino fundamental." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD4_ID12604_TB2633_26082022135113.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA NAYARA OLIVEIRA TORRES" "autor_nome_curto" => "NAYARA OLIVEIRA" "autor_email" => "oliveiratorresnayara@gmai" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89365 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2633 "inscrito_id" => 12604 "titulo" => "RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DE RESIDENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFMA DE CODÓ-MA." "resumo" => "O trabalho apresenta o relato de experiência de residentes que participaram do Programa Residência Pedagógica do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão, Campus Codó. O subprojeto denominado LETRAR com duração de 18 meses organizado em três módulos e cada módulo com 6 meses. As atividades começaram em novembro de 2020 e encerram em abril de 2022. A pesquisa é qualitativa e descritiva. Nisso as estratégias utilizadas para o desenvolvimento das atividades de alfabetização e letramento foram realizadas através de recursos digitais, com materiais disponíveis online tais como livros infantis, músicas da preferência dos estudantes e vídeos produzidos e editados no aplicativos gratuitos kinemaster,Inshot, Canva e VideoShow. Os teóricos e documentos oficiais da educação brasileira usados para estudos e preparação das atividades foram: BNCC (2018), Cassiano (2018), De Souza (2021), Gonçalves (2021), Leite (2012), Mazzurana (2012), Oliveira (2010), Pereira (2010), Skalski (2010), Soares (2004) e Vieira (2010).Entendemos que foi uma experiência desafiadora, principalmente por não termos esse contato presencialmente com as crianças dificulta conhecê-la mais e certos momentos refletimos a respeito de quais os recursos pedagógicos que são melhores para o aprendizado dos estudantes participantes e de construir essa relação entre professor e aluno. Entendemos que a participação no projeto LETRAR foi algo único no momento em que o mundo passou por profundas mudanças por causa da pandemia do covid-19.Com isso, podemos perceber que conseguiram contribui para o processo de alfabetização das duas crianças ainda não alfabetizadas do 3º e 5º ano do ensino fundamental." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD4_ID12604_TB2633_26082022135113.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA NAYARA OLIVEIRA TORRES" "autor_nome_curto" => "NAYARA OLIVEIRA" "autor_email" => "oliveiratorresnayara@gmai" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }