Com à aprovação da BNCC e da elaboração dos currículos nas instituições, tiveram ênfase no processo de ensino e aprendizagem às competências socioemocionais, e essas são questões desafiadoras, pois a transformação não se dá apenas nos currículos, mas nas práticas diárias, envolvendo todos os campos do conhecimento, atividades e ações, estimulando um grande impacto nos processos. A escola assim como qualquer outro lugar em que permanecemos muito tempo nos traz sentimentos, lembranças que nos traz emoção. É de suma importância que os ambientes escolares sejam os mais acolhedores possíveis para o melhor desenvolvimento da criança tanto no aspecto social quanto na formação dessa criança no diz respeito a aprendizagem. Educar os alunos para desenvolverem a sensibilidade e o controle de suas emoções, é contribuir com a sociedade na perspectiva de formar pessoas muito mais claras e resolvidas consigo mesmo, e com a sociedade em que vivem. A escola precisa entrar como interventora de informações que ajudem o estudante, transmitindo a todo momento sua capacidade de lidar positivamente com as emoções. Dessa forma, a construção da educação dentro do meio escolar deve ser trabalhada na e para a afetividade, sem prejudicar conteúdos e habilidades da aprendizagem. Busca-se identificar a partir das relações entre professores e alunos como estão desenvolvidas as habilidades socioemocionais na educação, comtemplando, os fundamentos teóricos que envolvem a dodiscência e as habilidades socioemocionais. A pesquisa possui cunho qualitativo. A coleta e análise de dados se dão a partir de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo através de entrevista. Espera-se verificar o desenvolvimento das habilidades socioemocionais e o conhecimento que os professores possuem acerca do assunto para práticas transformadoras.