A leitura apresenta para as crianças novas formas de existir no mundo sobrepondo os padrões socioculturais em que estão inseridas. Dito isso, o acesso a obras clássicas, isto é, os conhecimentos que resistiram ao tempo (SAVIANI, 2013), ofertado para as infâncias subalternizadas pelas opressões do sistema capitalista pode promover a sua emancipação. Em face do exposto, este trabalho possui o objetivo de refletir a importância da leitura dos clássicos da literatura para emancipação das infâncias subalternizadas. Para tanto, o presente texto parte da metodologia de pesquisa qualitativa (CHIZZOTTI, 2003) que busca compreender os fenômenos educacionais a partir das instâncias subjetivas. Além disso, instrumentalizou-se das narrativas autobiográficas, isto é, o método que apresentam meios para a sistematização científica das vivências individuais (SOUZA, 2007). Inicialmente, apresentou-se cronologicamente os diversos conceitos de infância ao longo do processo histórico (ARIÈS, 2006), este que na contemporaneidade varia diante da sua classe social. Diante disso, dos/as filhos/as da classe subalternizada são privados/as do acesso aos conhecimentos produzidos pela humanidade através dos séculos, que na perspectiva de Saviani (2013) estão cristalizados nas obras clássicas da literatura. Em razão da realidade socioeconômicas dessas crianças o acesso a esses conteúdos em suas moradias é escasso. Nesse sentido, Arroyo (2013) aponta que muitas vezes estes sujeitos têm seus direitos negados, por serem vistos como quase humanos por estarem em formação. Sendo assim, os acervos das bibliotecas públicas são cruciais para que estes sujeitos aprendentes sigam sua vocação ontológica pelo Ser Mais (FREIRE, 1975). Consoante a isso, discorreu-se sobre a importância da extinta Biblioteca Municipal Carlos Drummond de Andrade para a formação intelectual das crianças da cidade de Saúde, situada no semiárido baiano. Portanto, a leitura das obras clássicas da literatura a infância, sobretudo, pelos filhos/as da classe trabalhadora é condição primordial para sua emancipação humana.