Apesar dos avanços na educação de surdos, principalmente, em função das legislações implementadas no Brasil a partir de 2002, ainda caminha em passos lentos em busca de métodos que facilitem seu processo de ensino/aprendizado para um melhor desenvolvimento cognitivo em relação ao letramento, tendo em vista que o Sistema Alfabético-ortográfico Latino não representa a melhor proposta devido fazer parte de uma segunda língua dos surdos. Logo, o presente artigo traz como problemática, analisar teoricamente qual o método de ensino mais adequado para o letramento do aluno surdo? Tendo por objetivo geral estudar o desenvolvimento do processo de aprendizagem do surdo através da língua de sinais, trazendo como proposta a escrita de sinais SignWriting, identificando se com a utilização da mesma para o letramento oportuniza ao aluno surdo maior compreensão e contextualização com a realidade em que está inserido. E para responder tal questionamento, realizamos uma pesquisa de natureza bibliográfica com resumo de assuntos, tendo como embasamento teórico os seguintes autores: Valerié Sutton (2003), Marianne Stump (2005) e o casal Madson e Raquel Barreto (2015) com o livro Escrita de sinais sem mistério. O artigo defende que o Sistema SignWriting deve ser ensinado aos alunos surdos desde o início de sua alfabetização, pois, com esta escrita o aluno surdo consegue inserir-se e letrar-se com maior facilidade.