SIGNWRITING COMO INSTRUMENTO DE ENSINO DA LIBRAS PARA O LETRAMENTO DO ALUNO SURDO
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 88489 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 1133 "inscrito_id" => 10404 "titulo" => "SIGNWRITING COMO INSTRUMENTO DE ENSINO DA LIBRAS PARA O LETRAMENTO DO ALUNO SURDO" "resumo" => "Apesar dos avanços na educação de surdos, principalmente, em função das legislações implementadas no Brasil a partir de 2002, ainda caminha em passos lentos em busca de métodos que facilitem seu processo de ensino/aprendizado para um melhor desenvolvimento cognitivo em relação ao letramento, tendo em vista que o Sistema Alfabético-ortográfico Latino não representa a melhor proposta devido fazer parte de uma segunda língua dos surdos. Logo, o presente artigo traz como problemática, analisar teoricamente qual o método de ensino mais adequado para o letramento do aluno surdo? Tendo por objetivo geral estudar o desenvolvimento do processo de aprendizagem do surdo através da língua de sinais, trazendo como proposta a escrita de sinais SignWriting, identificando se com a utilização da mesma para o letramento oportuniza ao aluno surdo maior compreensão e contextualização com a realidade em que está inserido. E para responder tal questionamento, realizamos uma pesquisa de natureza bibliográfica com resumo de assuntos, tendo como embasamento teórico os seguintes autores: Valerié Sutton (2003), Marianne Stump (2005) e o casal Madson e Raquel Barreto (2015) com o livro Escrita de sinais sem mistério. O artigo defende que o Sistema SignWriting deve ser ensinado aos alunos surdos desde o início de sua alfabetização, pois, com esta escrita o aluno surdo consegue inserir-se e letrar-se com maior facilidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV174_MD1_ID10404_TB1133_20062022175723.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WANÚBYA DO NASCIMENTO MORAES CAMPELO MOREIRA" "autor_nome_curto" => "Wanúbya Campelo" "autor_email" => "wanubya.campelo@ufra.edu." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA (UFRA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 88489 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 1133 "inscrito_id" => 10404 "titulo" => "SIGNWRITING COMO INSTRUMENTO DE ENSINO DA LIBRAS PARA O LETRAMENTO DO ALUNO SURDO" "resumo" => "Apesar dos avanços na educação de surdos, principalmente, em função das legislações implementadas no Brasil a partir de 2002, ainda caminha em passos lentos em busca de métodos que facilitem seu processo de ensino/aprendizado para um melhor desenvolvimento cognitivo em relação ao letramento, tendo em vista que o Sistema Alfabético-ortográfico Latino não representa a melhor proposta devido fazer parte de uma segunda língua dos surdos. Logo, o presente artigo traz como problemática, analisar teoricamente qual o método de ensino mais adequado para o letramento do aluno surdo? Tendo por objetivo geral estudar o desenvolvimento do processo de aprendizagem do surdo através da língua de sinais, trazendo como proposta a escrita de sinais SignWriting, identificando se com a utilização da mesma para o letramento oportuniza ao aluno surdo maior compreensão e contextualização com a realidade em que está inserido. E para responder tal questionamento, realizamos uma pesquisa de natureza bibliográfica com resumo de assuntos, tendo como embasamento teórico os seguintes autores: Valerié Sutton (2003), Marianne Stump (2005) e o casal Madson e Raquel Barreto (2015) com o livro Escrita de sinais sem mistério. O artigo defende que o Sistema SignWriting deve ser ensinado aos alunos surdos desde o início de sua alfabetização, pois, com esta escrita o aluno surdo consegue inserir-se e letrar-se com maior facilidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV174_MD1_ID10404_TB1133_20062022175723.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WANÚBYA DO NASCIMENTO MORAES CAMPELO MOREIRA" "autor_nome_curto" => "Wanúbya Campelo" "autor_email" => "wanubya.campelo@ufra.edu." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA (UFRA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }