FERREIRA, Sarah Regina Santos et al.. . Anais VIII CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2022. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/90120>. Acesso em: 23/12/2024 04:10
Esse estudo objetiva discutir o desenvolvimento de um experimento didático formativo realizado na pré-escola de uma Unidade de Educação Básica pública da cidade de São Luís-MA, buscando compreender a dinâmica do planejamento na educação infantil que considera a escuta das crianças. A investigação foi efetivada no contexto do Estágio Supervisionado em Educação Infantil do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão vivido remotamente durante o primeiro semestre do ano de 2021, em decorrência da necessidade de isolamento social provocada pelo atravessamento da pandemia da Covid-19. De natureza qualitativa, a pesquisa sustentou-se nos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural e utilizou o experimento didático formativo como metodologia de investigação e instrumento de geração de dados. O estudo favoreceu situar a escuta como um elemento essencial para a prática do planejamento que se ancora em uma pedagogia participativa e na compreensão de criança como ser potente, capaz e com agência. Permitiu compreender que a riqueza do planejamento da/para a educação infantil está em considerar os saberes e as vivências que as crianças trazem do seu cotidiano acolhendo suas falas, reflexões e teorias. A escuta e o diálogo mostraram-se dispositivos indispensáveis para a construção e consolidação de uma perspectiva de planejamento reflexivo e participativo, idealizado para além de datas comemorativas que se objetivam em práticas pedagógicas estéreis que trazem a marca da repetição e são insignificantes para o desenvolvimento infantil.