O QUE NOS REVELAM AS PESQUISAS SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 88203 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 340 "inscrito_id" => 11785 "titulo" => "O QUE NOS REVELAM AS PESQUISAS SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA" "resumo" => "Este trabalho apresenta uma revisão de literatura sobre a formação de professores e tem o objetivo de refletir sobre os desafios da formação de professores que ensinam Ciências e Matemática nos anos iniciais. Considerando a abrangência da formação do professor que ensina nos anos iniciais, os conhecimentos científico e matemático têm exigido um novo olhar para esta formação frente aos desafios da contemporaneidade. A partir de uma abordagem qualitativa, o estudo foi realizado por meio de uma revisão de literatura nos principais periódicos científicos sobre o ensino de Ciências e Matemática, que favoreceu o levantamento de trabalhos realizados nos últimos dez anos, com foco na formação do professor que ensina nos anos iniciais. A elucidação dos elementos necessários para a análise dos dados produzidos se deu pelo uso da Análise Textual Discursiva (ATD). Os dados revelaram a necessidade de ampliação da discussão sobre a formação de professores que ensinam Ciências e Matemática nos anos iniciais, visto que ainda é muito tímido o número de pesquisas que investigam esse contexto. Verificou-se, ainda, que a formação polivalente do professor dos anos iniciais apresenta desafios para a superação da prioridade que se dá aos aspectos metodológicos em detrimento dos conteúdos a serem ensinados. O estudo aponta para a necessidade de propor novas organizações nos cursos de formação para professores dos anos iniciais, especialmente quanto ao tempo e currículo para o ensino de Ciências e Matemática, ainda tão negligenciado no processo formativo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID11785_TB340_20072022122417.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELIZANGELA DA SILVA BARBOZA RAMOS" "autor_nome_curto" => "ELIZANGELA" "autor_email" => "elizangela.ramos@ufrr.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 88203 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 340 "inscrito_id" => 11785 "titulo" => "O QUE NOS REVELAM AS PESQUISAS SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA" "resumo" => "Este trabalho apresenta uma revisão de literatura sobre a formação de professores e tem o objetivo de refletir sobre os desafios da formação de professores que ensinam Ciências e Matemática nos anos iniciais. Considerando a abrangência da formação do professor que ensina nos anos iniciais, os conhecimentos científico e matemático têm exigido um novo olhar para esta formação frente aos desafios da contemporaneidade. A partir de uma abordagem qualitativa, o estudo foi realizado por meio de uma revisão de literatura nos principais periódicos científicos sobre o ensino de Ciências e Matemática, que favoreceu o levantamento de trabalhos realizados nos últimos dez anos, com foco na formação do professor que ensina nos anos iniciais. A elucidação dos elementos necessários para a análise dos dados produzidos se deu pelo uso da Análise Textual Discursiva (ATD). Os dados revelaram a necessidade de ampliação da discussão sobre a formação de professores que ensinam Ciências e Matemática nos anos iniciais, visto que ainda é muito tímido o número de pesquisas que investigam esse contexto. Verificou-se, ainda, que a formação polivalente do professor dos anos iniciais apresenta desafios para a superação da prioridade que se dá aos aspectos metodológicos em detrimento dos conteúdos a serem ensinados. O estudo aponta para a necessidade de propor novas organizações nos cursos de formação para professores dos anos iniciais, especialmente quanto ao tempo e currículo para o ensino de Ciências e Matemática, ainda tão negligenciado no processo formativo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID11785_TB340_20072022122417.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELIZANGELA DA SILVA BARBOZA RAMOS" "autor_nome_curto" => "ELIZANGELA" "autor_email" => "elizangela.ramos@ufrr.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }