Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONTRIBUIÇÃO DE PLATAFORMAS DIGITAIS DE APOIO A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ANÁLISE DA PLATAFORMA DIÁLOGOS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 89737
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 3068
    "inscrito_id" => 14162
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÃO DE PLATAFORMAS DIGITAIS DE APOIO A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ANÁLISE DA PLATAFORMA DIÁLOGOS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL"
    "resumo" => "O presente trabalho é uma análise das atividades desenvolvidas pelo projeto de extensão Plataforma Digital: Diálogos em Educação Especial desenvolvido pela Universidade do Estado de Minas Gerais, unidade de Campanha (MG). O projeto visa atender as demandas vividas pelas instituições educacionais que mediante a legislação atual pressupõe o acesso, permanência e sucesso escolar dos alunos do público-alvo da Educação Especial (pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação). Para isto, foi realizado um levantamento dos tópicos e atividades desenvolvidas pela plataforma no período de 2021 a agosto de 2022 e uma descrição delas. Concomitantemente foi realizado uma sondagem do número de acessos com intuito de identificar os temas de maior interesse pelo público que utiliza a plataforma. O objetivo desta análise foi identificar a repercussão dos temas propostos. Foram identificados os seguintes tópicos: deficiência(s) visual, auditiva, física, intelectual, múltipla. TGD e altas habilidades/superdotação. Cada tópico elencado, apresenta uma explicação sobre a deficiência abordada e disponibiliza material pedagógico relacionado ao tema com a finalidade de auxiliar a compreensão e o desenvolvimento de atividades que possam auxiliar os educadores. Detectamos também, rodas de conversa, minicursos e podcasts, sobre temas relacionados aos tópicos desenvolvidos pela plataforma. Foram identificadas 9 rodas de conversa, 2 minicursos, 2 capacitações, 2 palestras e 6 podcasts. Sobre o número de acessos dos 6 podcasts os mais visualizados foram os relacionados a Depoimentos de pais de crianças com deficiências visuais e o sobre Laudos de alunos. Com relação as rodas de conversa as mais acessadas foram as relacionadas a Inclusão de crianças com deficiência visual na escola, e Tecnologias assistivas. Com relação as palestras a mias visualizada foi a de Educação inclusiva. A análise demonstrou que plataformas desse tipo podem contribuir significativamente para a obtenção de informações confiáveis sobre a educação especial."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID14162_TB3068_10082022170708.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARA LÚCIA RODRIGUES COSTA"
    "autor_nome_curto" => "MARA"
    "autor_email" => "mara.costa@uemg.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 89737
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 3068
    "inscrito_id" => 14162
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÃO DE PLATAFORMAS DIGITAIS DE APOIO A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ANÁLISE DA PLATAFORMA DIÁLOGOS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL"
    "resumo" => "O presente trabalho é uma análise das atividades desenvolvidas pelo projeto de extensão Plataforma Digital: Diálogos em Educação Especial desenvolvido pela Universidade do Estado de Minas Gerais, unidade de Campanha (MG). O projeto visa atender as demandas vividas pelas instituições educacionais que mediante a legislação atual pressupõe o acesso, permanência e sucesso escolar dos alunos do público-alvo da Educação Especial (pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação). Para isto, foi realizado um levantamento dos tópicos e atividades desenvolvidas pela plataforma no período de 2021 a agosto de 2022 e uma descrição delas. Concomitantemente foi realizado uma sondagem do número de acessos com intuito de identificar os temas de maior interesse pelo público que utiliza a plataforma. O objetivo desta análise foi identificar a repercussão dos temas propostos. Foram identificados os seguintes tópicos: deficiência(s) visual, auditiva, física, intelectual, múltipla. TGD e altas habilidades/superdotação. Cada tópico elencado, apresenta uma explicação sobre a deficiência abordada e disponibiliza material pedagógico relacionado ao tema com a finalidade de auxiliar a compreensão e o desenvolvimento de atividades que possam auxiliar os educadores. Detectamos também, rodas de conversa, minicursos e podcasts, sobre temas relacionados aos tópicos desenvolvidos pela plataforma. Foram identificadas 9 rodas de conversa, 2 minicursos, 2 capacitações, 2 palestras e 6 podcasts. Sobre o número de acessos dos 6 podcasts os mais visualizados foram os relacionados a Depoimentos de pais de crianças com deficiências visuais e o sobre Laudos de alunos. Com relação as rodas de conversa as mais acessadas foram as relacionadas a Inclusão de crianças com deficiência visual na escola, e Tecnologias assistivas. Com relação as palestras a mias visualizada foi a de Educação inclusiva. A análise demonstrou que plataformas desse tipo podem contribuir significativamente para a obtenção de informações confiáveis sobre a educação especial."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID14162_TB3068_10082022170708.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARA LÚCIA RODRIGUES COSTA"
    "autor_nome_curto" => "MARA"
    "autor_email" => "mara.costa@uemg.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

O presente trabalho é uma análise das atividades desenvolvidas pelo projeto de extensão Plataforma Digital: Diálogos em Educação Especial desenvolvido pela Universidade do Estado de Minas Gerais, unidade de Campanha (MG). O projeto visa atender as demandas vividas pelas instituições educacionais que mediante a legislação atual pressupõe o acesso, permanência e sucesso escolar dos alunos do público-alvo da Educação Especial (pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação). Para isto, foi realizado um levantamento dos tópicos e atividades desenvolvidas pela plataforma no período de 2021 a agosto de 2022 e uma descrição delas. Concomitantemente foi realizado uma sondagem do número de acessos com intuito de identificar os temas de maior interesse pelo público que utiliza a plataforma. O objetivo desta análise foi identificar a repercussão dos temas propostos. Foram identificados os seguintes tópicos: deficiência(s) visual, auditiva, física, intelectual, múltipla. TGD e altas habilidades/superdotação. Cada tópico elencado, apresenta uma explicação sobre a deficiência abordada e disponibiliza material pedagógico relacionado ao tema com a finalidade de auxiliar a compreensão e o desenvolvimento de atividades que possam auxiliar os educadores. Detectamos também, rodas de conversa, minicursos e podcasts, sobre temas relacionados aos tópicos desenvolvidos pela plataforma. Foram identificadas 9 rodas de conversa, 2 minicursos, 2 capacitações, 2 palestras e 6 podcasts. Sobre o número de acessos dos 6 podcasts os mais visualizados foram os relacionados a Depoimentos de pais de crianças com deficiências visuais e o sobre Laudos de alunos. Com relação as rodas de conversa as mais acessadas foram as relacionadas a Inclusão de crianças com deficiência visual na escola, e Tecnologias assistivas. Com relação as palestras a mias visualizada foi a de Educação inclusiva. A análise demonstrou que plataformas desse tipo podem contribuir significativamente para a obtenção de informações confiáveis sobre a educação especial.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.